ANO VI - Nº. 45
maio - 2006
Edição especial

Ponto de Vista do Presidente


Em defesa da categoria
Companheiros, tivemos uma boa notícia em março. Conforme amplamente divulgado pelos meios de comunicação, a Subdelegacia Regional do Trabalho está intensificando a fiscalização sobre a contratação irregular de trabalhadores em condomínios. O alvo principal são as terceirizadas e as falsas cooperativas. É importante que isto aconteça, porque reforça a nossa luta contra aventureiros que buscam o lucro fácil usando e abusando de pessoas inocentes. Há muito tempo, o sindicato vem denunciando as ilegalidades que ocorrem no setor.
Até março, segundo informações da subdelegada Rosângela Mendes, o órgão estava recebendo uma média de cinco denúncias por mês. É um número considerável. Essas queixas são fundamentais para que os fiscais possam identificar e interromper os procedimentos irregulares. Neste aspecto, foram elaborados cerca de 40 autos de infração. Da nossa parte, continuaremos atentos e prontos para barrar qualquer ameaça aos empregos e à dignidade dos companheiros e companheiras que trabalham nos condomínios da Cidade.
É por esta razão que pedimos aos funcionários em edifícios que reforcem o sindicato, associando-se, mantendo as mensalidades em dia e convidando mais colegas a ingressarem em nossa entidade. Como ficou demonstrado nas reportagens, a ameaça é concreta. Não podemos nos acomodar.
Esta é uma das obrigações de um sindicato que realmente tem compromissos com seus representados. Buscamos melhorar os salários dos trabalhadores, mas igualmente procuramos ampliar a rede de benefícios oferecidos aos associados e seus dependentes, além, é claro, de proteger nosso campo de atuação contra oportunistas que de tempos em tempos tentam destruir as conquistas obtidas ao longo dos anos.
Sabemos do respaldo da categoria a esta luta que não termina. O comodismo é o pior inimigo que podemos ter. Portanto, contamos com o apoio e a participação dos empregados em edifícios para a tarefa de continuar levando nosso sindicato a ser respeitado por toda a sociedade.

FISCALIZAÇÃO

Mais rigor contra as falsas cooperativas

A Subdelegacia Regional do Trabalho está intensificando a fiscalização sobre as falsas cooperativas para evitar esta ameaça a nossa categoria.
   
VIGILÂNCIA
De olho nas falsas cooperativas
Diante da proliferação das cooperativas ilegais, a Subdelegacia Regional do Trabalho está intensificando a fiscalização para evitar esta ameaça a nossa categoria. Muitas dessas entidades são criadas para gerar lucro às custas da exploração de trabalhadores em edifícios e da visão equivocada de alguns síndicos, achando que estão gerando economia para os prédios.
É um engano.
O objetivo das cooperativas, segundo a subdelegada Rosângela Mendes, é o de garantir a distribuição da renda obtida na atividade em que está inserida. Quando buscam obter lucro, já perdem a finalidade. É aí que está o problema, particularmente na área de condomínios. Os abusos são frequentes: os empregados contratados não têm registro em carteira, depósito no FGTS, benefícios da Previdência Social, 13º salário e sequer possuem um piso salarial definido. Muitos companheiros, inclusive, acabam ingressando nestas cooperativas devido à falta de opções no mercado de trabalho. Porém, são submetidos a um regime de exploração. Até março, a Subdelegacia já tinha elaborado 40 autos de infração por causa de denúncias contra as cooperativas.
Os síndicos também precisam estar atentos. Por exemplo, se uma falsa cooperativa deixar os trabalhadores na mão, sem seus direitos, o condomínio vai responder de forma solidária pelo ato. E aí, aquela economia que imaginou estar fazendo vai por água abaixo, porque terá também de pagar pela série de ilegalidades cometidas.

CONFIRA O EDITAL


RECICLAGEM

Lixo reciclável. É hora de tratar desse assunto

Este é um assunto que diz respeito também aos empregados edifícios.
Veja como separar o lixo limpo e colabore com o meio ambiente.

A Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente, criada pela ONG Ecomarapendi, com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais, priorizando a redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Para os empregados em condomínios, é importante estar sintonizado com este assunto. Fique ligado.
O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Misturar os objetos recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.
Esse é só o começo do que os técnicos chamam de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis. A informação é a base da realização da coleta seletiva; o que inclui a educação de todos os participantes.
No caso de condomínios, é imprescindível a participação dos porteiros, zeladores, pessoal da administração e empregadas domésticas. Da mesma forma, nas escolas precisam estar envolvidos alunos, professores e demais funcionários.

Fonte: www.recicloteca.org.br


BARRACA DE PRAIA
Nosso ponto de encontro de lazer

Depois de uma semana cansativa, com muito trabalho, é hora de relaxar.
Aproveite os finais de semana e os feriados em nossa barraca de praia.

Às vezes, ele aparece, às vezes, não. Tudo bem, o sol nem sempre está brilhando como gostararíamos, mas o importante é que o final de semana e nos feriados, a barraca de praia do Sindicato continua funcionando, à espera dos companheiros e seus dependentes.
Instalado em frente à Igreja do Embaré, um dos pontos nobres de Santos, o espaço é uma excelente oportunidade para relaxar das tensões do dia-a-dia e do excesso de preocupações. Portanto, na sua folga, não perca tempo à toa.
Vá até a barraca e desfrute de boas companhias em um lugar agradável. Ou seja, divirta-se!


QUALIFICAÇÃO

No ambiente de trabalho, uma nova realidade. Esteja preparado

Já em andamento o Curso de Disciplinas em Condomínios, uma grande oportunidade para os empregados em edifícios aprenderem a como lidar com as rotinas em seu ambiente de trabalho. Realizado pela empresa Pendragon, o curso tem por objetivo abordar aspectos funcionais que hoje são indispensáveis à boa condução das atividades.
“Com esta primeira turma que formamos, deu para perceber o interesse do pessoal”, explica o diretor da Pendragon, Lino Almeida. “Temos a mesma expectativa para os novos alunos”.
São aplicados os seguintes conteúdos: Noções de Relações Humanos nos Condomínios; Sistema de Controle de Comunicações; Técnicas de Observação e Descrição; e Segurança em Elevadores, entre outros.
E já estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso, que começará no dia 9 de maio. Mas, corra: as vagas são limitadas. O preço do curso é de R$ 35,00, sendo que os associados do Sindicato têm desconto de 10%.
Aproveite esta oportunidade de reforçar seu currículo e garantir uma melhor preparação.


Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CIC, RG, duas fotos (3x4) e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.


Eleições em nosso sindicato
serão nos dias 8 e 9 de junho

Todos os grupos de trabalhadores têm que ter seu representante legal. Este é o papel do sindicato. E todo sindicato tem que ter um administrador, que é eleito por voto direto, constituindo-se na figura do presidente. Ao dirigente máximo cabe a administração da entidade que representa legalmente os interesses de sua categoria. É o presidente, em nome dos trabalhadores, que gerencia o sindicato, cuja estrutura se assemelha à de uma empresa. E, como qualquer empresa, o sindicato tem receitas e despesas. A diferença é que o sindicato não visa lucro, pois é uma entidade classista sem fins lucrativos. Contudo, gerencia benefícios para o trabalhador. Por esta razão, o presidente tem de ser uma pessoa com conhecimentos, com experiência e representatividade para poder buscar recursos e aplicá-los da melhor forma possível, gerando benefícios aos seus representados. Graças aos sindicatos, a classe trabalhadora brasileira conquistou direito a férias, 13º salário, recebimento de multa aplicada aos patrões quando é dispensado sem justa causa e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros, que cada categoria goza de acordo com a luta de sua entidade.
Nos dias 8 e 9 de junho, quinta e sexta-feira, os trabalhadores representados pelo S.E.E.C. e. E.C.V.L.A.I.R.C. e que estão em condições de votar devem exercer seu direito para eleger seus representantes que atuarão no quinquênio 2006/2011. O voto é obrigatório aos trabalhadores associados e que estão aptos legalmente a participar do pleito. O S.E.E.C. e. E.C.V.L.A.I.R.C irá disponibilizar urnas coletoras itinerantes que percorrerão os locais de trabalho para aqueles que não estiverem em condições de comparecer na urna fixa de votação na sede.


SERVIÇOS

Ótica Dinóptica


Aproveite esta promoção com uma das melhores óticas da região. Após
s a consulta no oculista, passe no Sindicato para retirar o panfleto que dará descontos especiais. A Dinóptica fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 335-A e na Rua Riachuelo, 51.

 

Liceu Santista

O Liceu Santista, localizado na Avenida Francisco Glicério, 642, oferece ensinos infantil, fundamental, médio, educação profissional.É o caminho certo a formação de seus filhos. Descontos especiais para associados e dependentes.
Mais informações no Sindicato.

 

Laboratório Céllula Mater

Para qualquer tipo de exame médico. E com uma grande vantagem: o material
poderá ser coletado no próprio sindicato por um profissional especializado. Para os associados, os exames são gratuitos. Rua Carvalho de Mendonça, 247, cj. 54. Fone: 3233-4033


Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas.;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);

Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas;

Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários, horas extras e demais direitos estão corretos. Este setor, ainda, toma providências quando for confirmado prejuízo para o trabalhador. Também calcula os valores do 13º, das férias, dos recebimentos dos direitos em caso de dispensa, inclusive o FGTS;

Veículo: para transportar você e seus dependentes, na ida para hospitais e após alta médica quando houver empecilho de se locomover. É preciso ligar para o sindicato;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;

Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio
sindicato por um profissional especializado.

Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.


Edições Anteriores

Fevereiro/Março - 2006

Ano 2005 - Clique Aqui

Ano 2004 - Clique Aqui


 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design