ANO VI - Nº. 44
fevereiro/março - 2006

Ponto de Vista do Presidente

Uma categoria determinada
Companheiros, neste primeiro número do Folha Sindical do ano, gostaríamos de reforçar os laços que nos unem, tanto o pessoal da ativa quanto os aposentados. É sempre importante haver essa relação de proximidade, de companheirismo e de determinação.
A diretoria do sindicato não m e d e esforços para tornar a nossa entidade uma grande
família, na qual todos tenham seu espaço, faça reivindicações e aproveite de um atendimento de qualidade às suas principais necessidades.
E continuaremos na linha que construímos ao longo dos anos. Pois foi assim que chegamos ao estágio atual, com uma enorme lista de benefícios que implantamos aos poucos. Não fizemos tudo isto do dia para a noite. Desde a construção da sede até a introdução dos vários serviços, tivemos que vencer grandes batalhas, como a falta de recursos. A situação ainda não é das mais cômodas, diga-se de passagem. No entanto, a ampliação do quadro associativo nos permitiu erguer uma entidade que não fica a dever nada a ninguém.
De qualquer forma, como todos podem comprovar, viemos nos últimos anos melhorando a assistência aos trabalhadores em edifícios e seus familiares.
Por exemplo:
firmamos convênio com uma firma especializada em prótese dentária e tratamento de
canal, o que ampliou o atendimento do consultório dentário; e na área médica,
assinamos contrato com um dos melhores laboratórios da região para vários tipos de exame, sem qualquer custo aos associados.
Por fim, é sempre bom deixar a categoria em alerta sobre pessoas que tentam manchar
o trabalho realizado, desqualificando-o. Quem faz isso e se esconde é covarde.
Não tem coragem de debater abertamente e prefere fechar os olhos para as conquistas
que todos nós, diretoria e associados, construímos com muito esforço e dedicação.
E nos manteremos nesta trilha.

Novo curso no Sindicato vai ampliar qualificação

As inscrições para o Curso Disciplinas em Condomínios estarão abertas a partir do dia 20 de março. O evento começa no dia 4 de abril.

O Sindicato e a empresa Pendragon vão realizar, a partir de abril, o Curso de Disciplinas em Condomínios, cujo objetivo principal é ampliar a formação dos empregados em edifícios. As inscrições para o evento estarão abertas entre os dias 20 e 30 de março e os primeiros participantes começarão o curso no dia 4 de abril.
O diretor da Pendragon, Lino Almeida, explica que a sociedade vem mudando muito rapidamente e
isto que atinge todas as profissões.
“No caso dos condomínios, ocorre a mesma coisa. Existem novos equipamentos,
mais evoluídos, que exigem uma preparação dos trabalha dores. Trata-se de uma questão de
mercado, onde os funcionários devem estar atentos e prevenidos, dispondo dos meios para garantir sua sobrevivência na profissão”.
O conteúdo do Curso de Disciplinas em Condomínios é o seguinte:
- Noções de Relações Humanos nos Condomínios;
- Sistema de Controle de Comunicações;
- Técnicas de Observação e Descrição;
- Segurança em Elevadores, entre outros.
O curso será realizado durante três semanas, com cinco aulas de três horas, totalizando 15 horas.

Os participantes terão apostilas e, ao final, receberão certificados de conclusão. Para facilitar, haverá duas turmas, com aulas em dois períodos:
das 9 às 12 horas e das 19 às 22 horas, justamente para atender aos diferentes horários em que atuam os funcionários em edifícios.
O preço do curso é de R$ 35,00, masos associados do Sindicato terão desconto de 10%. Aproveite
esta oportunidade de reforçar seu currículo e garantir uma melhor preparação.
O evento será para 60 pessoas, portanto as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, procure o Sindicato.

Acúmulo de função. Uma ameaça

Mudança de contrato pode levar a acúmulo de função

Os companheiros precisam ficar alertas sobre a ameaça que representa a mudança nos contratos de trabalho. O Sindicato vem recebendo denúncias de que alguns patrões estão alterando os contratos, o que pode gerar acúmulo de funções em determinados casos.
“Não vamos permitir que isto ocorra”, diz o presidente Pedro Francisco de Sirqueira. “Primeiro,
porque é ilegal. Segundo, porque não se pode mudar as regas do jogo com a partida em andamento”.
A coisa funciona assim: um trabalha faxineiro devidamente registrado recebe a notícia de que terá de fazer outras atividades, além das que ele exerce normalmente e que estão no documento de contratação.
Com a alteração, ele passa a ser “auxiliar de serviços gerais”, tendo que acumular
várias funções e pelo mesmo salário.
“É uma questão de bom senso que não está sendo seguida. Se um patrão contrata um faxineiro, não pode mudar o contrato. O que é permitido é o síndico contratar alguém para a função de auxiliar. Do contrário, não” Caso esteja acontecendo com você ou alguém que conheça, comunique a nossa diretoria. O Departamento Jurídico do Sindicato está a postos para dar explicações e/ou tomar as providências que se fizerem necessárias no combate a esta ilegalidade.

Sindicato entrega presentes a associados

Sindicato atua no combate à dengue

A dengue está de volta. Agora com o calor e as chuvas, é importante que os trabalhadores em edifícios fiquem atentos aos eventuais riscos de proliferação do mosquisto transmissor da doença, o Aedes aegypt. Os condomínios, muitas vezes, são grandes focos involuntários de reprodução de insetos.Por isso, em dezembro do ano passado e janeiro último, nosso sindicato participou de eventos especiais coordenados por equipes técnicas das secretarias de Saúde do Estado e do Município. Durante as apresentações, foram mostradas algumas estratégias de
combate ao mosquisto. Além das palestras, houve demonstrações sobre os cuidados com recipientes de água, caixas d´água, baldes e outros e as demais formas para se eliminar eventuais criadouros.
“Foi um trabalho interssante e do qual nós nunca descuidamos. A categoria, principalmente zeladores e faxineiros, está atenta e toma as providências devidas”, lembra o tesoureiro
geral, José Maria Félix. Ele cita, por exemplo, os panfletos e publicações que fazemos em nosso jornal a respeito do assunto. “É uma atitude de cidadania. Temos todo o interesse em colaborar em ações como essa”.

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CIC, RG, duas fotos (3x4) e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.

FIQUE LIGADO

DECISÃO

O Sindicato comunica que José
Félix Irmão e Adelson Cândido
da Costa não pertencem mais à
esta diretoria, bem como ao
quadro associativo.Esta decisão,
que já tinha sido tomada pela direção
da entidade, foi ratificada
pelos companheiros em assembléia
devidamente convocada, por meio
de jornal, como determina a lei, e
realizada no dia 3 de fevereiro último.
Respeitamos a legislação porque
acreditamos que política sindical
se faz com seriedade,
companheirismo e união.

SEGURANÇA

Dando sequência à tarefa de qualificação
dos trabalhadores em edifícios,
estamos estudando com a Polícia
Militar as datas para a nova edição
do curso Segurança em Portaria
de Condomínios. É bom lembrar que
além de preparar melhor os companheiros,
ele propicia a obtenção do
certificado. Nosso seminário está
completando seis anos, sempre com
muita procura. Mais de 5 mil funcionários
de condomímios já participaram
do evento.E veja, na página ao
lado, outro curso que irá ampliar seu
currículo.

Ótica Dinóptica

Aproveite esta promoção com uma das melhores óticas da região. Após a consulta no oculista, passe no Sindicato para retirar o panfleto que dará descontos especiais. A Dinóptica fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 335-A e na Rua Riachuelo, 51.

Liceu Santista

O Liceu Santista, localizado na Avenida Francisco Glicério, 642, oferece ensinos infantil, fundamental, médio e educação profissional. É o caminho certo a formação de seus filhos. Descontos especiais para associados e dependentes. Mais informações no Sindicato.

Laboratório Céllula Mater

Para qualquer tipo de exame médico. E com uma grande vantagem: o material poderá ser coletado no próprio sindicato por um profissional especializado. Para os associados, os exames são gratuitos. Rua Carvalho de Mendonça, 247, cj. 54. Fone: 3233-4033

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas.;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);

Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas;

Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários, horas extras e demais direitos estão corretos. Este setor, ainda, toma providências quando for confirmado prejuízo para o trabalhador. Também calcula os valores do 13º, das férias, dos recebimentos dos direitos em caso de dispensa, inclusive o FGTS;

Veículo: para transportar você e seus dependentes, na ida para hospitais e após alta médica quando houver empecilho de se locomover. É preciso ligar para o sindicato;

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.

Edições Anteriores

Ano 2005 - Clique Aqui