Se você perdeu alguém para o suicídio

Sabemos o quanto a dor do suicídio pode ser devastadora, além de deixar para trás muitas dúvidas e uma gama de questões sem respostas e infindáveis. O famoso “E se eu tivesse…” vem à tona e um misto de descrença, dor, raiva e culpa pode emergir de maneira perturbadora e confusa. Por isso, é muito comum ouvirmos que os sobreviventes, após o suicídio, ficaram sem chão, teto, parede! É como se um tsunami invadisse a vida daqueles que ficam, tirando tudo do lugar e mudando tudo que era antes.

Conversar com pessoas que já passaram pelo que você passou pode ajudar muito. Nós do Vita Alere temos um grupo que funciona desde 2013. Ele se chama Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio.

O Grupo tem a proposta de oferecer um lugar de acolhimento, pertencimento, de conversa e troca de experiências entre pessoas enlutadas pelo suicídio ou pessoas que foram impactadas de alguma forma por esse ato extremado de alguém.

Toda última segunda-feira de cada mês, das 18 às 20 horas, o grupo vai se reunir no salão do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Rua Júlio Conceição, 238, na Vila Mathias, em Santos), para uma conversa franca e aberta sobre casos e como enfrenta-los diante do trauma que fica. O primeiro encontro nesta unidade está marcado para o dia 27 de março.

Os encontros são gratuitos e não precisam de inscrição prévia. Contatos: luciana.vitaalere@gmail.com e elis.vitaalere@gmail.com