REVISÃO DA VIDA TODA

O companheiro ou a companheira que se aposentou entre 1999 até a Reforma da Previdência em 13/01/2019 pode ter direito à chamada Revisão da Vida Toda, ou seja, a possibilidade de aumentar os benefícios obtidos com a aposentadoria. A partir de janeiro de 2023, venha ao Sindedif e procure a Jackeline na secretaria para realizar o cadastro. Documentos necessários:

• RG
  • CPF
  • CNIS
  • SENHA DO MEU INSS
  • CARTA DE CONCESSÃO DA APOSENTADORIA
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

A verificação será feita pela dra. Karla Pazetti, advogada especializada em Previdência. As ações serão agilizadas a partir de janeiro de 2023.

FIQUE POR DENTRO

DO QUE SE TRATA: recentemente, o Supremo Tribunal Federal aprovou a possibilidade de incluir os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 no Período Básico de Cálculo da aposentadoria. Isto porque, a regra de transição trazida pela Lei 9876/99 limitava o período básico de cálculo a julho/1994 enquanto a regra definitiva prevê que o salário-de-benefício seja calculado pela média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento DE TODO O PERÍODO CONTRIBUTIVO SEM A LIMITAÇÃO DE JULHO/1994.

QUEM TEM DIREITO: aposentados que tenham salários-de-contribuição anteriores a julho de 1994 e que tenham o benefício concedido entre 29/11/1999 até a Reforma da Previdência em 13/11/2019. A revisão também cabe para pensão por morte.

QUAL PRAZO: dez anos contados a partir do primeiro dia do mês seguinte ao pagamento do primeiro benefício.

CÁLCULOS: Antes de ingressar com a ação é importante realizar o cálculo para TER CERTEZA de que a revisão vai aumentar o valor do benefício.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: CPF, RG, comprovante de residência, CNIS (que pode ser baixado no meuinss.gov.br) e carta de concessão da aposentadoria.