Conhecimento, um direito de todos nós

Sindicato é pra lutar. Sim, mas também é para ajudar seus trabalhadores a conhecer, aprender, melhorar seu desempenho profissional e pessoal. Há pelo menos 15 anos, o nosso sindicato aposta nas iniciativas voltadas à qualificação. Em 2012, porém, ampliamos as condições para aprimorar a capacitação de companheiros e companheiras. Foram cursos e palestras voltados às áreas específicas de nossos representados.

Por exemplo, realizamos em parceria com a Escola Técnica Treinasse os cursos de Qualificação em Departamento Pessoal, para o pessoal de administradoras, e Qualificação de Empregados em Edifícios, aos trabalhadores de condomínios, com aulas na própria unidade de ensino. Quanto às palestras, tivemos Manuseio e Manutenção de Elevadores, Uso Racional da Água e Segurança, Monitoramento de Prédios, Primeiros Socorros e Segurança no Trabalho. Em outubro, em nossa sede, ocorreu o curso Sistemas Hidráulicos, com pessoal especializado da Tigre. O principal é que houve grande participação, o que demonstra a vontade de progredir e a necessidade de conhecer dos nossos trabalhadores. Para 2013, queremos prosseguir no mesmo caminho. Portanto, fique atento e procure mais informações em nossa secretaria.

Trabalhadores mais preparados

Ao longo deste ano, vimos o quanto é importante proporcionar aos companheiros e companheiras a oportunidade de ampliar o aprendizado. E, conhecendo o histórico da nossa categoria, partimos para a realização de cursos e palestras. As fotos abaixo não deixam dúvidas. Todos os eventos que fizemos tiveram casa cheia. Parabéns aos alunos, professores, palestrantes, funcionários e parceiros dessas iniciativas.

Acompanhando as mudanças

A sociedade passa por mudanças, nosso mercado de trabalho também. E agora, chegando ao final do ano, podemos fazer um balanço das atividades de 2012. E podemos dizer, sem medo de errar, que o resultado foi positivo.
Com grande sucesso, conduzimos a nossa campanha salarial. Diante de um quadro econômico que agora ainda parece incerto, conquistamos um reajuste excelente diante das circunstâncias: entre 10% e 12%.
Ficam lições: primeiro, o trabalho, a dedicação e unidade da diretoria e dos companheiros e companheiras. É por esta razão que sempre fazemos um apelo pela participação da categoria. Somente um sindicato que tem a união de seus representados pode avançar em suas lutas.

Segundo, humildade. Saber ouvir as sugestões e discuti-las. E nesta tarefa, todos estamos incluídos. Quando a causa é coletiva, ninguém consegue ir adiante sozinho.
Um outro ponto que merece destaque é o empenho do sindicato para ampliar os conhecimentos da categoria. Ao longo de todo o ano, promovemos eventos diversos (cursos e palestras) que ajudaram o trabalhador a melhorar seu desempenho. E continuaremos nesse caminho.
É importante destacar os bons parceiros que tivemos nestas iniciativas: o Sicon (condomínios) e o Seabens (administradoras), que não mediram esforços para engrandecer os eventos.
Um recado final: Santos passará por mudanças administrativas a partir de 2013. O novo prefeiro a partir de janeiro é Paulo Alexandre Barbosa, um jovem com ideias que recebeu a acolhida da população santista. Nós, do sindicato, ouvimos suas propostas em nossa sede. E, desde já, reforçamos o apoio no que for necessário ao prefeito escolhido. Quem ganha é a Cidade, na qual moramos e trabalhamos.

Uma campanha vitoriosa da categoria

O ditado “trabalhador unido, jamais será vencido” é uma realidade. Isso explica porque nosso sindicato conquistou resultados importantes na negociação salarial. Tivemos índices de reajuste que variam de 10% a 12%, e de 15% na cesta básica. O motivo desse sucesso: união e força da categoria. Por isso, participe.

Vitória: reajuste de 10% a 12%

Tivemos uma campanha salarial vitoriosa. Definido no final de setembro, nosso reajuste atingiu 10% e 12%, dependendo dos ganhos do trabalhador.
O acordo foi fechado entre o nosso sindicato e o Sindicato dos Condomínios (Sicon).
A aplicação dos percentuais ficou da seguinte forma: 12% para quem recebe o piso salarial e 10% para aqueles que ganham acima do piso.
Também foi definido o valor da cesta básica, que passou de R$ 116,12 para 133,54, reajuste de 15%.Com o reajuse, os salários dos zeladores passam para R$ 939,28. Para outras funções, como porteiros, faxineiros, garagistas, manobristas e ascensoristas, o novo piso é de R$ 880,76.
“Podemos dizer que foi uma grande vitória, sim. No ano passado, por exemplo, o reajuste ficou em 8%”, diz o presidente do nosso sindicato, José Maria Félix.
Isso não acontece à toa. É preciso, antes de mais nada, da união da categoria. “Esse apoio dos companheiros e companheiras são decisivos na hora de negociar. Uma categoria forte avança”.

Além dos trabalhadores em edifícios, também os companheiros e companheiras que atuam em administradoras tiveram igualmente um reajuste de 10% no piso salarial e de 15% na cesta básica. Neste caso, as negociações foram com o Sindicato das Administradoras (Seabens).

TST confirma proibição de terceirizadas em condomínios

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), declarou válida uma cláusula de convenção coletiva que proíbe a intermediação de mão de obra em atividades-fim de condomínios, como as de zelador, vigia, porteiro e jardineiro.
A SDC concluiu que apesar de a Súmula n° 331 do TST permitir a terceirização no trabalho temporário e nas atividades de vigilância e de limpeza, as partes podem escolher não contratar essa modalidade de prestação de serviços, que não é imposta pelo ordenamento jurídico a nenhum profissional.
A batalha jurídica começou quando o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros no Estado de São Paulo (Sindeprestem) ajuizou ação anulatória no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), pleiteando a invalidação de cláusula de acordo coletivo de trabalho que proibia terceirização de atividade-fim no âmbito de condomínios, firmado entre o Secovi-SP e o Sindicato dos Empregados em Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos de Limeira.

A referida ação chegou a ser julgada procedente no TRT da 15ª Região, mas os companheiros do Sindicato dos Empregados em Condomínios Residenciais de Limeira recorreram ao TST, saindo-se vitoriosos.
“Para nós, esta decisão do TST é de grande importância, pois também aqui, na Baixada Santista, enfrentamos o avanço de terceirizadas ilegais em nosso campo de trabalho. Pelo menos, a Justiça foi feita”, afirmou o presidente do nosso presidente, José Maria Félix.

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas;