Participantes dos cursos de Qualificação em Departamento Pessoal e Qualificação de Empregados em Edifícios, feitos em parceria com a Escola Treinasse, receberam seus certificados. Sindicato investe em cursos e palestras para ampliar o conhecimento da categoria. Aliás, os cursos continuam. Fique por dentro.

Conhecimento, arma do trabalhador

Um projeto antigo do Sindicato está colhendo seus primeiros frutos. Desde meados dos anos 90, adotamos uma política para ampliar o conhecimento dos nossos trabalhadores.
Sem abrir mão das lutas tradicionais por melhoria salarial e condições de trabalho, o Sindicato vem buscando a implantação de cursos e palestras que auxiliem no dia a dia das categorias que representa.
Este ano, em particular, está sendo importante. Já realizamos as palestras sobre Manuseio e Manutenção de Elevadores, Uso Racional da Água e Segurança e Monitoramento de Prédios. Quanto aos cursos, em maio demos início às aulas de Qualificação em Departamento Pessoal, para o pessoal de administradoras, e Qualificação de Empregados em Edifícios, aos trabalhadores de condomínios, ambos em parceria com a Escola Técnica Treinasse. Todos com entrega de certificado.
“Nosso objetivo é aprimorar o conhecimento das duas categorias (edifícios e administradoras)”, reforça o presidente do Sindicato, Félix. “Nos anos 90, tivemos o curso Zelador do Século 21 e, a partir de 2000, os cursos de Segurança em Portaria de Condomínios, feitos em parceria com a Polícia Militar. Agora introduzimos novos eventos”.
Em setembro, teremos mais duas palestras: Primeiros Socorros, no dia 27, voltado aos empregados em edifícios, e Segurança no Trabalho, aos trabalhadores de administradoras, administradores e síndicos. Vale destacar que estas iniciativas tiveram a importante parceria do Seabens e do Sicon.

Curso da Tigre
Em outubro, vamos realizar o curso sobre vazamentos e tubulações com o pessoal da Tigre. Informe-se no sindicato.

Trabalhador mais qualificado

Como os companheiros e companheiras podem perceber, nosso sindicato ampliou sua linha de atuação. Introduzimos vários cursos ao longo deste ano, com grande aceitação da categoria. Ou seja, atendemos uma antiga reivindicação ao mesmo tempo que observamos uma mudança no mercado de trabalho.
Ninguém, em qualquer categoria profissional, escapa hoje da necessidade de aprendizado. A busca do conhecimento faz parte da evolução em todos os setores. O nosso não foge a esta regra. Ainda mais numa cidade como Santos, que passa por uma enorme transformação imobiliária, com novas exigências e tecnologias.

Claro que buscar o aperfeiçoamento é uma atitude individual. O ser humano sente que é preciso estar em sintonia com a realidade, melhorar seu desempenho e conquistar posições em sua área de atuação. Como diz o ditado: “Ninguém sabe o dia de amanhã”. Pois é. Desta forma, dentro de seu raio de alcance, o sindicato tem introduzido possibilidades de aprimoramento profissional. Hoje em dia, não é somente a experiência que conta.
Ela tem um peso fundamental na manutenção do emprego. Entretanto, existem outras exigências. E é aí que entra o aprendizado. Saber lidar com as carências da rotina no trabalho é uma questão indiscutível atualmente, ainda mais se o trabalhador tem conhecimento do que faz. Junte amadurecimento com formação. Sai o palpiteiro e entra o sujeito que aprendeu, tecnicamente, a resolver problemas em sua função.
Mudando de assunto, vamos falar de política. Temos aí os candidatos a prefeito e vereador em nossa Cidade. Escolher bem, com consciência, é a nossa tarefa. É como definir um bom síndico que, aliado ao trabalho do zelador, faxineiro, auxiliar e porteiro, poderá fazer uma boa gestão do condomínio. Não são apenas os moradores os beneficiados, mas os próprios trabalhadores. Então, até outubro, cada funcionário em edifício e seus dependentes com direito a voto têm a missão de definir quem será o responsável por dirigir os destinos da Cidade. Levamos vantagem neste aspecto, porque lidamos com gerentes escolhidos nos postos de trabalho. Portanto, vamos às urnas de olho no bem estar de toda a coletividade. Afinal, somos cidadãos e também sentimos na pele o resultado de nossas escolhas.

Advogada esclarece revisão do cálculo
de auxílio-doença feita pelo INSS

A advogada Karla Duarte de Carvalho Pazetti fez palestra para aposentados da categoria explicando mudanças nos cálculos do auxílio-doença (por incapacidade. As alterações ocorreram devido a uma revisão feita pelo INSS.

A advogada Karla Duarte de Carvalho Pazetti fez uma palestra aos empregados em edifícios aposentados, onde explicou alguns pontos da revisão do auxílio-doença (por incapacidade).
No início de agosto passado, o INSS informou que vai aumentar o valor dos benefícios de 491 mil segurados por incapacidade, que ainda estão ativos, a partir de janeiro de 2013.
Trata-se de uma mudança no cálculo, feita ainda em 1999, que reduziu o valor pago via benefício. A advogada enumerou alguns pontos da questão e tirou dúvidas do pessoal que participou do encontro.
Se você perdeu a palestra, pode procurar a doutora Karla no escritório Cavallini Advocacia, na Rua Bittencourt 141, conj. 55, na Vila Nova – Santos/SP. Telefone: 3221-8089.
Abaixo, trechos do texto publicado pela Agência Brasil sobre a revisão:

Adeus a Antonio Berni

No dia 1º de agosto último tivemos uma triste notícia: o falecimento do ex-presidente do Sindicato, Antonio Berni, na cidade paranaense de Campo Mourão. Como trabalhador em edifício, que atuou como zelador em Santos, ele foi um dos grandes responsáveis pela criação do nosso sindicato. Foram tempos difíceis, em que a categoria vivia sem muitos direitos trabalhistas. Depois, construída a entidade sindical, Berni também liderou várias lutas, principalmente contra as ameaças ao nosso mercado de trabalho. Combateu especialmente o avanço das empresas terceirizadas ilegais na área de condomínios. Ganhou respeito no meio sindical até se aposentar em 2002. Fica aqui a nossa homenagem ao grande líder da categoria.

Morre o ex-presidente Antonio Berni

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 25,00.