Siga nas redes sociais  
 









 

Ponto de vista do presidente

Nas ruas e na sala de aula

Dois meses muito agitados para os trabalhadores. Assim foram julho e agosto. Primeiro, saímos às ruas para frear as intenções de acabar com direitos trabalhistas e já obtivemos uma vitória (veja na página ao lado). Segundo, estamos empenhados em recuperar as perdas do FGTS, dinheiro que foi garfado da conta de todos nós.
Os trabalhadores sabem que atenção nunca é demais. Por isso, estamos em alerta permanente contra os inimigos da classe, aquelas pessoas que vivem só para defender o lucro dos patrões. Claro, só pode ser feito de uma forma: arrochando salários e eliminando conquistas. Não com a gente. Somos pacíficios, mas também entendemos quando a hora é de lutar.

Vale também conferir o que o sindicato está fazendo na área de qualificação profissional. Por que insistimos neste assunto? Ora, basta olhar em volta e perceber que o mundo mudou. Hoje, empresas - ou, no nosso caso, condomínios - estão cada vez mais modificando suas rotinas. Isso exige empregado qualificado, preparado para as atividades do dia a dia.
Assim, o sindicato não mede esforços para trazer aos empregados em edifícios e das administradoras cursos e palestras que acrescentam mais qualidade dos serviços.
E o retorno tem sido excelente, com o pessoal participando em peso das atividades. Isto é consciência e vontade de aprender.
Agora estamos finalizando as negociações com o Senai, uma das mais conceituadas instituições de enino do Brasil para a implantação de cursos em diversas áreas. Tanto que já adaptamos o segundo andar de nossa sede, abrindo salas e dotando-as de infraestrutura. Vamos lá aprender? De nossa parte, também estamos abertos a sugestões sobre quais cursos são do interesse da categoria.
Ok, nos vemos na sala de aula. Venha e diga: “presente”.

 

Terceirização: mais uma vitória

Vencemos mais uma batalha, mas a guerra continua. No dia 30 de agosto, os sindicatos, ao lado das principais centrais sindicais do País, foram às ruas para defender direitos trabalhistas, ameaçados por projetos que sempre aparecem na pauta do Congresso Nacional. Um deles está diretamente ligado à nossa categoria: é o Projeto de Lei 4330/04.
Esse PL abre completamente a terceirização em diversos ramos de atividade. “É justamente contra essa possibilidade que o sindicato vem lutando, nos campos político e jurídico”, explica o presidente José Maria Félix. “O projeto é uma ameaça à nossa área de trabalho.
Hoje, estamos amparados por uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho, mas quem garante que não pode mudar?”
Félix diz compreender os transtornos causados ao trânsito na grande manifestação do dia 30 de agosto. Mas, ressalta que foi um ato necessário, porque se ninguém faz nada, o projeto passaria no Congresso e todas as categorias seriam prejudicadas.
Como houve forte pressão dos trabalhadores, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), suspendeu a análise do texto em plenário. Agora, será criada uma comissão para discutir o projeto que regulamenta o trabalho terceirizado.
“Por isso que vencemos uma primeira batalha, mas a ameaça persiste, tá aí e pode ser votada a qualquer momento, a menos que os trabalhadores mantenham a mobilização”, afirma Félix.

 
 

No Sindicato, com a mão na massa

Assim como no primeiro semestre do ano, julho e agosto foram meses de aprendizado. Os trabalhadores em edifícios, disposos a ampliarem seus conhecimentos, participaram ativamente dos cursos e palestras realizados pelo sindicato, em parceria com o Sicon e o Seabens.
Teve o da Tigre, do curso de Pintura Residencial e o do Treinasse, que está em andamento. Nestas atividades, os companheiros e companheiras têm a oportunidade de aprender novas técnicas ou aprimorar algo que já sabiam.
Com a casa cheia, como se costuma dizer por aí, vamos contribuindo para a formação dos nossos trabalhadores. Até porque, aprender nunca é demais e sempre dá uma ajuda no seu posto de trabalho ou para uso próprio.
Essa prática de oferecer cursos e palestras sempre esteve presente em nosso sindicato. “Fazíamos um curso por ano, as vezes dois, mas vimos que havia um desejo da categoria por mais eventos desse tipo”, explica o presidente José Maria Félix.
Com esta informação, Félix, então, conversou com empresas, entidades e órgãos públicos para avaliar a realização dos cursos de aprimoramento para os empregados em edifícios. Os resultados estão aí: auditório do sindicato ou salas de aula em outros lugares com uma grande presença de companheiros e companheiras.
Recentemente, o segundo andar do sindicato foi adaptado. Foram instaladas ali quatro salas que servirão para novas atividades. Já fechamos parceria com o Senai e, dentro em breve, haverá cursos desta respeitada instituição de ensino em nossas dependências.
Então, companheiros e companheiras, nada de preguiça. Vamos aprender juntos para crescer.


 


Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 13:00 às 14:00 horas;
Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: dr. Antônio Carlos e dra. Márcia, na Av. Ana Costa, 254, cj. 13, para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato e estar com a mensalidade em dia);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;
Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

 

NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

 

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).




Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


:: Edições Anteriores ::


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design