Siga nas redes sociais  
 










Sindicato e Treinasse:
investindo na qualificação dos trabalhadores

O Sindicato firmou convênio com a Escola Técnica Treinasse para a
realização de dois cursos, gratuitos, destinados aos trabalhadores da categoria:
Qualificação em Departamento Pessoal e Qualificação de Empregados em
Edifícios. Confira a opinião de quem está frequentando as aulas.

Sindicato e Escola Treinasse
oferecem cursos gratuitos à categoria

Um convênio com a Escola Técnica Treinasse permitiu ao sindicato abrir dois cursos gratuitos para trabalhadores em edifícios e funcionários das administradoras da região.
A parceria foi definina em uma reunião entre o presidente do Sindicato, José Maria Félix, o vice José Moaci de Souza e a advogada Carla Mazzeo com o diretor da escola, Jorge do Valle Júnior, e o coordenador dos cursos, Cláudio Carvalhinho Lopes.
“Há muito tempo queríamos realizar um curso num ambiente de escola. Não que nossas instalações sejam acanhadas, pelo contrário. É que já havíamos tido uma experiência anterior, nas dependências do Santa Cecília, também com ótimos resultados”, explica o presidente Félix.
Após a exposição do que se pretendia, a instituição de ensino preparou um programa que agradou à direção da entidade.

 

Resolvido todo o processo burocrático, o sindicato iniciou as matrículas. As aulas tiveram início no final de maio. Os cursos ministrados são: Qualificação em Departamento Pessoal e Qualificação de Empregados em Edifícios. Em curto espaço de tempo, foram feitas as matrículas e os alunos já estão em aula.

 

Ponto de vista do presidente

Trabalhador mais qualificado

Quando o assunto é qualificação dos trabalhadores, o nosso sindicato está sempre buscando alternativas que contribuam para o desenvolvimento da categoria. Não é por acaso que desde o final dos anos 90, temos realizado diversas atividades com este propósito. Foi assim com o Zelador do Século XXI, que organizamos em parceria com a Universidade Santa Cecília.
De 2000 para cá, anualmente, realizamos o Curso Segurança em Portaria de Condomínios, em
parceria com a Polícia Militar na Baixada Santista. Fomos pioneiros na região e nossas aulas se tornaram referência para todo o Estado de São Paulo. De lá para cá, quase 5 mil trabalhadores da área já fizeram o curso, recebendo seus certificados de participação.

Cursos de recepção, de equipamentos hidráulicos, de combate a incêndio e de primeiros socorros também fazem parte desta relação. Temos em mente que o objetivo primordial de um sindicato é lutar por sua categoria.
Fazemos isso nas negociações salariais, na introdução de benefícios diversos, no respeito aos direitos conquistados e também na preparação de nossa gente para o mercado de trabalho.
Nascemos como entidade entre os anos 40 e 50, consolidando o sindicato na década de 60. Não é uma luta fácil, ainda mais com uma categoria que chegou a ser tratada como empregados domésticos. Com todo o respeito que estes companheiros e companheiras merecem, nossas atividades se diferenciam bastante.
Primeiro, porque não servimos a uma pessoa, mas a um conjunto delas, seja nos prédios residenciais ou comerciais.
Nesta Folha Sindical, estamos colocando como ponto central o trabalho do sindicato na área de qualificação.
Neste ano, já fizemos o curso de hidráulica com os técnicos da Tigre. Agora, fomos além: firmamos convênio com uma das mais respeitadas escolas de ensino técnico da Baixada Santista para aulas específicas, tanto para empregados em edifícios como os funcionários de
administradoras. E estamos fechando mais cursos: o próximo é sobre Segurança Primária e Monitoramento Eletrônico em Edifícios, já confirmado. A nova realidade da Baixada Santista, com os prédios se modernizando e outros sendo construídos, com padrão diferencial de atendimento aos condôminos, exige preparo e qualificação. No que depender do sindicato, pode contar cum sua entidade de classe.

 

Palestra: para ficar sempre alerta

Santos e a Baixada Santista, de forma geral, vivem uma nova realidade em termos de expansão imobiliária.
Prédios de alto padrão, com sofisticados equipamentos de segurança, passaram a ocupar o espaço urbano das nossas cidades.
“Temos uma grande preocupação quanto à segurança dos trabalhadores em edifícios e condôminos, bem como o uso correto dos aparelhos instalados nos condomínios”, explica o presidente José Maria Félix.
Assim, além do Curso de Segurança em Portaria de Condomínios, que será realizado no segundo semestre deste ano com a Polícia Militar, haverá as palestras Segurança Primária e Monitoramento Eletrônico em Edifícios.
O evento ocorrerá no dia 25 deste mês (junho), em dois períodos: das 16 às 18 horas e das 19h30 às 21h30, no sindicato.
As palestras serão gratuitas e contarão com cobertura jornalística do Programa Comunidade Policial (Canais 2 e 15 da NET e 40 em UHF), que vai ao ar aos sábados, a partir do meio-dia. Haverá ainda coffee-break e certificado firmado pelo nosso sindicato, Sicon (condomínios) e Programa Comunidade Policial.
Os temas serão abordados por pessoas altamente especializadas. São elas: José Luis Trevisan, jornalista e sargento da Polícia Militar em Santos e Vinicius Vaz Ferreira, autor do livro Segurança no Dia a Dia, 101 Dicas para sua Segurança.
Com experiência de mais de 20 anos no setor, o sargento Trevisan diz que o empregado em edifício precisa estar sintonizado com os equipamentos que têm à disposição no local de trabalho.
“A forma de atuação dos marginais muda constantemente. Por isso, é sempre importante estar atualizado e preparado para evitar surpresas”.
Segundo ele, mesmo que haja muitas câmeras no condomínio, não basta apenas ficar olhando para o monitor na cabine. Há a necessidade de uma atenção no movimento no entorno. Além disso, diz, os funcionários precisam estar cientes quanto às abordagens ao público, bem como ser ágil quando tiver que acionar a polícia, os bombeiros ou uma ambulância.
As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas nas sedes dos respectivos sindicatos. Os empregados em edifícios e de administradoras podem se dirigir ao nosso sindicato (Rua Júlio Conceição, 238) ou pelo telefone 3232-7560 ou ainda o e-mail (sindedif@iron.com.br). Os síndicos e demais moradores podem procurar o Sicon, pelo telefone 3326-3083.
   

Já está na hora de se aposentar?

Venha ao sindicato A diretora social Virgínia, do Departamento de
Aposentados do sindicato, pode ajudá-lo a conferir a
documentação e verificar seus direitos.

 

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 13:00 às 14:00 horas;
Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: dr. Antônio Carlos e dra. Márcia, na Av. Ana Costa, 254, cj. 13, para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato e estar com a mensalidade em dia);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;
Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

 

NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

 

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).


Sindicalize-se
 

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 25,00.



Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira


:: Edições Anteriores ::


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design