Ponto de vista do presidente

Direitos, lutas e conquistas

A sociedade brasileira dá o exemplo: milhares de pessoas nas ruas lutando por direitos básicos, como saúde, educação e melhores condições de transporte. Como, ao longo dos tempos, os governos e “representantes” do povo não atenderam às principais reivindicações da sociedade, a população, cansada de tanto absurdo, resolveu protestar.
Nós, do sindicato, apoiamos essas iniciativas, que foram espontâneas e pipocaram em várias cidades do País. As manifestações populares são legítimas, desde que feitas de forma pacífica.
Lutar contra injustiças é um dever do cidadão.

Fazemos isso aqui no sindicato, quando reivindicamos salários dignos e orientamos nossa categoria a reclamar contra eventuais desrespeitos em seus postos de trabalho. Mas sabemos, também, quais são nossos deveres como cidadãos.
Ao longo dos anos, a diretoria do sindicato vem implantando benefícios para os associados e dependentes. Sim, pois nem sempre é possível ter o dinheiro para uma consulta médica ou com dentistas, ou ainda para exames laboratoriais ou também para receber uma orientação do advogado. Com esforço e participação da categoria, mantemos estes atendimentos aos empregados em edifícios.
E vamos além: dar condições aos trabalhadores do setor de aprimorar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Fora as palestras regulares que fazemos, como Segurança em Portaria de Condomínios, implantamos novos eventos. Além das palestras, realizamos cursos em parceria com escolas e empresas.
O objetivo é um só: contribuir para que o funcionário em edifício obtenha a capacitação. Melhor preparado, o trabalhador tem mais condições de se manter em seu posto de trabalho ou quem sabe conquistar novos horizontes. Este é o caminho. Aproveite e assegure seu presente e futuro.

Projeto sobre desaposentação avança no Congresso Nacional

* Karla Duarte de Carvalho Pazetti
advogada

O projeto que prevê a desaposentação (recálculo do valor da aposentadoria para quem continua trabalhando) avança.
Em março passado, ele foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, caso não haja apresentação de recurso por parte de algum senador, será votado pela Câmara.
Claro que há a chiadeira de sempre, especialmente do Ministério da Previdência Social. O órgão federal diz que se tiver que pagar, haverá um rombo nas contas do Governo.
Daí, perguntamos: e por que o dinheiro investido nos estádios para a Copa das Confederações, neste ano, e do Mundo, em 2014, não causam rombo nos cofres públicos?
Mesmo em nossa categoria temos aposentados que seguem na ativa para complementar sua renda, já que os ganhos da aposentadoria são muito baixos. Nas demais categorias profissionais, também há muita gente nesta situação.
Apesar do trâmite no Congresso, é praticamente certo que será o Supremo Tribunal Federal (STF) quem dará a palavra final sobre o assunto.
Aliás, não é um tema novo neste órgão da Justiça. Um caso de desaposentação está na casa desde 2003, quando recebeu parecer favorável do ministro Marco Aurélio Mello.
Em 2010, teve início o julgamento, mas houve um pedido de vistas pelo também ministro Dias Tóffoli, que é o revisor do projeto.
Diante dos grandes apelos da sociedade por mais direitos e dignidade, há chances de que a desaposentação seja votada neste ano. Aguardemos.

*A drª Karla atende no Escritório Cavallini Advocacia.
Rua Bittencourt 141 conj. 55- Vila Nova – Santos/SP
Tel. (13) 3221.8089

O Sindicato mantém um contato permanente com sua base. Claro que, no nosso caso, não é possível uma visita semanal dos diretores aos postos de trabalho porque a categoria é grande e se encontra espalhada por toda a Cidade.
Em outras categorias, este contato é mais fácil, pois a localização é geralmente num ponto específico.
De qualquer forma, estreitamos os laços por meio de outras formas de comunicação, como o jornal Folha Sindical, panfletos, boletos e internet. Desde junho do ano passado, porém, estamos com uma funcionária que percorre a base.
É Maria Benedita de Lara, ou dona Maria, cuja missão é entregar pessoalmente nosso material, bem como cadastrar novos associados.
Dona Maria diz que esclarece as dúvidas dos companheiros na medida do possível.
Questões mais complexas, ela encaminha o associado ao sindicato para contatos com o presidente, a secretaria ou advogado da entidade.

Nossa barraca de praia não será armada nos próximos 90 dias. É que o responsável pelo espaço foi submetido a uma cirurgia e passará por tratamento neste período. A diretoria do Sindicato optou por não contratar outra pessoa para a função, já que a categoria está habituada com o titular da barraca. Esperamos a compreensão de todos.

Capacitação. Este é o caminho para quem busca manter-se no mercado de trabalho ou procura novas oportunidades.
O nosso sindicato, mais uma vez, dá sequência aos cursos e palestras realizadas em parceria com escolas e empresas, com apoio do Sicon e Seabens. Os eventos abaixo estão com inscrições abertas. Apenas os cursos do Senai estão em fase de negociação. Para inscrições entre em contato com a secretaria,
em nossa sede, na Rua Júlio Conceição, 238, na Vila Mathias, em Santos. Mais informações pelo telefone 3232-7560.

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 13:00 às 14:00 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: dr. Antônio Carlos e dra. Márcia, na Av. Ana Costa, 254, cj. 13, para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato e estar com a mensalidade em dia);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira

:: Edições Anteriores ::