Parceria com Senai já é uma realidade

Enfim, aconteceu. A parceria do nosso sindicato com a Escola Senai já é uma realidade. Assim, nesta primeira etapa da parceria, que esperamos de longa duração, serão ministrados quatro cursos gratuitos para a categoria. São eles: Atendimento ao Público, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10), Operador de Microcomputador e Assistente de Departamento Pessoal. As aulas começam no dia 24 de março.
Os eventos são direcionados a empregados em edifícios e em administradoras de bens e condomínios. A parceria vinha sendo discutida desde meados do ano passado. Para a realização dos cursos, o sindicato montou salas específicas para estes eventos em sua sede própria, na Rua Júlio Conceição, 238, na Vila Mathias.
“Há cerca de dois anos, ampliamos as atividades que visam o aprimoramento profissional dos nossos trabalhadores”, explicou o presidente José Maria Félix. “Foram mais de dez cursos e palestras, por ano, entre 2012 e 2013, sempre com grande participação das duas categorias”.
E estes cursos não serão os únicos, garante o dirigente. Há atividades consagradas, como Segurança em Portaria de Condomínios, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizadas desde 2000. O sindicato também mantém convênio com a Escola Politécnica Treinasse, que propicia aprendizado em áreas específicas à categoria, além de Há uma mistura explosiva no ar: calor e chuvas. Esses fatores climáticos podem contribuir para o retorno de um velho e perigoso fantasma. Sim, é neste período que o risco da dengue volta com força. O sindicato entende que também deve estar à frente da luta para evitar a proliferação do mosquito, chamado de Aedes aegypt. Nesta época, todo cuidado é pouco. Então, companheiros, seja na sua casa ou no ambiente de trabalho, não vamos dar sopa para o azar. É preciso eliminar os principais criadouros do mosquito transmissor. Pneus velhos, recipientes que acumulam água parada, caixas d’água sem a devida cobertura são locais propícios para que o inseto deposite suas larvas. Então, todos atentos. palestras diversas, voltadas para a rotina do empregado em edifício. As primeiras turmas dos cursos do Senai já foram preenchidas, mas manteremos as inscrições abertas para formar novas classes. Mais informações: 3232-7560.

Ano decisivo para os brasileiros

Acabamos de consolidar a parceria com o Senai e os cursos já estão aí, com turmas formadas e prontas para iniciarem as aulas. Mais uma etapa vencida, porque este sempre foi um desejo da categoria. Neste número do Folha Sindical há mais detalhes sobre os cursos. Mas precisamos falar de dois assuntos importantes para todos os brasileiros. O primeiro foi a decisão do Supremo Tribunal Federal, que desagradou boa parte da sociedade, em fevereiro. A maioria dos ministros considerou que os réus condenados no mensalão não formaram uma quadrilha. Por isso, boa parte deles pode até ganhar a liberdade ainda neste ano. Ficamos com a impressão de que o rigor da lei só existe para os mais pobres. Não é possível.

Em junho do ano passado, milhares de brasileiros foram às ruas exigir moralidade na coisa pública. Com exceção da baderna feita por gente infiltrada, o que os protestos reclamavam é um outro tipo de relação entre quem está no poder e a população e não papagaiadas para livrar poderosos da cadeia. Bom, mas esta é uma página virada. Outro tema que vale discussão e participação dos companheiros são as eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República. Todos sabemos que faz muita diferença ter representação em um dos poderes (Legislativo ou Executivo). Portanto, vamos conhecer as propostas de cada candidato e verificar se há realmente um compromisso com a categoria. O que não podemos é entregar nosso voto, que é muito valioso, para gente que só aparece por aqui para pedir apoio. O candidato pode sim contar com os trabalhadores em edifícios, desde que assuma compromissos com a nossa classe e seja digno desta confiança. Estamos abertos ao diálogo e temos bandeiras de luta. Vale citar algumas delas: proibição das terceirizadas que atuam ilegalmente em nossa área, fim do fator previdenciário, fiscalização sobre condomínios que desrespeitam condições de trabalho etc. Está dado o recado.

Vamos recuperar as perdas do FGTS

Se você teve perdas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), lute pelos seus direitos. Junto com a Força Sindical estamos realizando uma campanha forte para a recuperação do dinheiro que nos foi tomado ao longo dos anos. Têm direito à revisão os trabalhadores que possuíam saldo na conta do FGTS entre 1999 e 2013.
Os cálculos indicam perdas de até 88,3%, mas isso varia conforme o valor depositado e o tempo em que o fundo vinha sendo recolhido. No final de fevereiro, o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a suspensão de todas as ações em tramitação na Justiça Federal que contestam a correção do FGTS com base na TR (taxa referencial). O STJ ainda vai julgar o caso, mas os trabalhadores em todo o País estão se mobilizando e não vão desisitir de buscar seus direitos.
Portanto, se você se encaixa nessa situação, veja como proceder. Procure o sindicato.
Nossa entidade contratou uma estagiária de Direito para organizar os pedidos e providenciar o encaminhamento da papelada tão logo o tribunal decida reativar a tramitação na Justiça.

Sindicato denuncia condições
insalubres em guaritas de prédio

Não está sendo fácil enfrentar o forte calor que atinge a região. Pior ainda é ter que trabalhar sob condições insuportáveis, como acontece em boa parte das portarias de condomínios e edifícios de Santos. “Vimos situações absurdas, com os companheiros trabalhando em guaritas sem proteção contra o sol e sem ao menos um ventilador”, diz o presidente José Maria Félix.
Para piorar, não há sanitários próximos ao posto de trabalho, acarretando prejuízos quando o funcionário precisa se ausentar para suas necessidades.
O dirigente também está procurando as entidades patronais para discutir possíveis soluções ao problema. Uma sugestão de Félix é que os patrões liberem o uso de bermuda e camisa polo pelos funcionários para os períodos de calor. “É uma forma de amenizar a situação, pois do jeito que está é difícil aguentar”.
Enquanto as providências demoram, o presidente foi à Imprensa para mostrar o absurdo da situação, como mostra a ampla reportagem feita pelo jornal A Tribuna, no dia 16 de janeiro último. É isso. Vamos continuar cobrando.

Bem-estar no posto de trabalho

Em outra ação para melhorar as condições de trabalho dos companheiros, o sindicato também enviou às entidades patronais um boletim informativo cobrando assentos devidamente adequados para as funções em guaritas, bem como a instalação de bebedouros com água potável e fresca. Os dois itens integram normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e devem levar em conta o tempo de permanência diária do empregado no posto específico, considerando-se postura e necessidades fisiológicas dos companheiras. Tais exigências não são mero capricho, mas visa proporcionar um máximo de conforto, segurança, desempenho eficiente e preservação da saúde dos trabalhadores. Os patrões estão cientes de que não há justificativa legal para o descumprimento das normas.

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas;

Plano da Osan