Três dias de curso em fevereiro, com turmas à tarde e à noite. Muitos companheiros demonstraram que conhecimento é tão importante para o trabalho como chegar no horário e cumprir suas funções no prédio. Por isso, o curso de hidráulica da Tigre, no sindicato, foi um sucesso.

Hora de aprender. E de crescer

Você sabe identificar, com precisão, um vazamento em uma tubulação? Tem noção do que é um microfuro nas conexões? Consegue checar infiltrações nas caixas sifonadas e ralos?
Bom, como conhecimento nunca é demais, o sindicato e a empresa Tigre realizaram, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, um curso gratuito para a categoria, em nossa entidade, que contou com aproximadamente 200 pessoas, trabalhadores em edifícios.
O evento foi gratuito e dividido em duas turmas (tarde e noite). Conforme o instrutor ia passando as informações, boa parte dos alunos se surpreendia.
Afinal, faziam de um jeito que, à primeira vista, parecia certo. “Eu sei o básico, mas quero me aperfeiçoar”, diz o zelador José Barbosa da Silva. “É bom fazer o curso porque a gente acaba aprendendo mais”, explica o zelador aposentado Luiz Fernando Magliani. “Com o curso, a gente fica a par da situação hidráulica e acaba até ajudando um profissional chamado para consertos no prédio”, reforça Gilberto Olindo de Oliveira.
Os três participaram das palestras, com demonstrações visuais e utilizando equipamentos.
O curso Soluções Práticas para Problemas Hidráulicos é um dos principais eventos que o sindicato programou para este ano. E tivemos uma novidade: o mesmo curso foi realizado também para mulheres.
O presidente José Maria Félix não descarta a realização de outros cursos do tipo no sindicato.
“A nossa categoria está consciente de que é preciso se aperfeiçoar. Se já conhece um pouco, fica sabendo mais”.
Os objetivos do curso são: habilitar os funcionários em edifícios a resolver problemas hidráulicos de pequeno porte que ocorram no condomínio e tornar os empregados capazes de gerenciar o trabalho de um instalador hidráulico durante a realização de um serviço no edifício.
Ficou interessado? Assim que tivermos novas datas, informaremos os companheiros. Não perca a chance de especializar.

Buscar o aperfeiçoamento profissional

Nosso objetivo especial neste ano é fortalecer a qualificação dos trabalhadores em edifícios.
Por que reforçar?
Por uma simples razão: não podemos ficar parados enquanto a realidade a nossa volta muda rapidamente.
Todos os anos, buscamos melhorar a qualidade da nossa mão de obra. Mas em 2012 isto será um dos temas mais importantes para a nossa categora, além, é claro, da campanha salarial.
Um funcionário bem preparado é um dos requisitos para uma vaga no emprego ou para manter seu posto de trabalho.

De nossa parte, já começamos o ano com o curso de Noções Básicas para Problemas Hidráulicos. Como a procura foi grande, queremos repetir a dose, talvez ainda em 2012.
Estamos também mantendo negociações com a Polícia Militar para o curso de Segurança em Portaria de Condomínios.
Não é um luxo e sim uma necessidade. Os prédios estão mudando conceitos de administração e os novos empreendimentos vêm com novidades diversas.

Fora do sindicato, estamos nos preparando para defender o projeto de lei que reconhece a nossa profissão. Trata-se de uma matéria que prevê a regulamentação profissional dos trabalhadores em edifícios. Nesta batalha, todos os sindicatos da categoria, no país inteiro, vão acompanhar com especial atenção os caminhos que tal projeto percorrerá.
Os deputados e s e n a d o r e s , responsáveis diretos pelas leis, já conhecem o empenho dos trabalhadores em ver aprovado aquilo que é justo.
Não vamos parar enquanto o texto não for votado. Nossa expectativa é pela aprovação. No próximo número do nosso jornal, vamos abordar o tema e informar sobre eventuais novidades.
Neste número do Folha Sindical, também prestamos uma justa homenagem ao companheiro Pedro Francisco de Sirqueira, que faleceu em janeiro. A página ao lado ficou reservada para esta humilde despedida.
É fundamental que lembremos de quem esteve na luta diária que travamos, e o Pedro, que já
ocupou cargos de direção nesta entidade, inclusive como presidente, é um deles.

Atenção companheiros e companheiras, especialmente os aposentados: vamos ficar espertos quanto a informes que prometem a recuperação de perdas salariais do passado. Aqui, prestamos esclarecimentos sobre cartas que algumas pessoas estão recebendo. Claro, sem acusações.

Aposentado: fique bem atento

Um panfleto que vem sendo distribuído na Baixada Santista ou endereçado a companheiros e companheiras fala de ganhos que os aposentados teriam direito. Não estamos fazendo acusações, mas é melhor ficar esperto com este tipo de proposta.
O nome da entidade é Associação dos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos.
Diz o material que o INSS deverá ajustar as aposentadorias concedidas durante o período de 1988 a 2003, que foram limitadas ao teto previdenciário da época e que terão, a partir de agora, o reajuste garantido pela Justiça até 28,4% no benefício mensal e o recebimento dos atrasados dos últimos cinco anos.
Vamos ficar atentos e procurar mais esclarecimentos.
A advogada previdenciária Karla Duarte de Carvalho Pazetti, que também atua em conjunto com o sindicato, pode dar informações mais precisas. Repetimos: isto não é uma acusação, apenas uma orientação. A dra. Karla atende no Escritório Cavallini Advocacia, Rua Bittencourt 141, conj. 55, Vila Nova, em Santos.Telefone: 3221-8089.

Companheiro Pedro.
Foi-se o homem, fica a história

Pedro Francisco de Sirqueira, nosso ex-presidente, morreu no dia 24 de janeiro último. Exemplo de trabalhador, pai e líder síndical, ele deixou sua marca na história dos empregados em edifícios. O sindicato presta uma homenagem ao dirigente que soube honrar a categoria que representa.

O companheiro Pedro Francisco de Sirqueira foi um dos trabalhadores que lutaram para fundar o Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos e Cubatão há mais de 40 anos.
De voz pausada, sabia colocar seus pontos de vista com absoluta tranquilidade.
Participou de várias lutas da categoria mesmo após largar o comando da entidade, em agosto de 2011 – havia assumido a presidência no início de 2002, quando o então presidente Antonio Berni se aposentou.
Nos momentos de descanso, costumava viajar para sua terra natal, Coronel João Sá, no interior baiano.
A calmaria do lugar era como uma injeção de combustível para que pudesse recarregar as energias a fim de reassumir suas funções de sindicalista.
Aos 66 anos, o coração de Pedro parou de funcionar. Foi numa terça-feira, dia 24 de janeiro, enquanto estava internado na Santa Casa de Santos.
Foi-se o homem, ficou a história. E a lição de que é possível conquistar direitos com dignidade, sendo humilde, mas mantendo a firmeza. Ele, certamente, deixa saudades em todos que estiveram a sua volta. Casado pela segunda vez, tinha seis filhos e muitos amigos. “Aprendi muito com o Pedro, porque passamos boa parte de nossas vidas dividindo espaços aqui no sindicato”, afirma o presidente José Maria Félix.
Para o companheiro de jornadas sindicais, era importante o debate sobre questões comuns ao dia a dia da entidade.
“Nem sempre concordávamos em alguns temas, mas havia o respeito pelas posições do outro”, diz Félix.
Na opinião do dirigente, Pedro deixou ensinamentos e conduziu o sindicato com honradez e seriedade.
“A grande homenagem que podemos fazer para ele é seguir na luta e continuar fazendo da nossa entidade a eterna casa dos trabalhadores”. Até um dia, Pedro!

Para melhor atendê-los

Como os companheiros já devem ter percebido, a mensalidade do sindicato passou para R$ 25,00. Durante quase cinco anos, o valor cobrado dos companheiros e companheiras associados era de R$ 20,00. Por que houve o reajuste? Em primeiro lugar, para continuarmos atendendo bem a nossa categoria, especialmente com o aumento dos funcionários da entidade e a elevação dos custos de muitos serviços. Também vale destacar a reforma
completa que fizemos no gabinete da dentista e no consultório médico.
Tudo para melhor atendê-los

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 14:00 às 15:00 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 20,00.