Segurança e Elétrica. Vamos aprender?

Começamos bem o ano com dois importantes cursos no Sindicato. O primeiro ocorreu nos dias 26 e 27 março, abordando Segurança em Portaria de Condomínios, em parceria com a Polícia Militar, Sicon, Seabens e Conselho Comunitário de Segurança (2º Conseg), em nossas dependências. O segundo, a partir do dia 8 de abril, será de Instalações Elétricas, com professores do Senai, em conjunto com o Sindicato da Construção Civil. Assim, além da luta sindical, vamos contribuindo para a cidadania de nossos representados.

Cursos para aprimorar a categoria

Mais um evento de sucesso no sindicato. Cerca de 250 pessoas, entre trabalhadores em edifícios, condôminos e síndicos, participaram do Curso Segurança em Portaria de Condomínios, realizado nos dias 26 e 27 de março, em nossa sede.
Durante três horas, em cada dia, os participantes tiveram noções de segurança no entorno dos
condomínios, trabalho preventivo para identificar situações de perigo e comunicação com a PM. Também houve explicações sobre combate a pequenos incêndios, a cargo de integrantes do Corpo de Bombeiros.
Nossos agradecimentos especiais ao comandante da 5ª Companhia do 6º BPMI, capitão Ednei José Costa, que auxiliou na organização do evento, ao 1º tenente Dennys William Conceição Costa, aos sargentos Douglas e Moisés, também do 6º BPMI, e ao sargento França, do 6º Grupamento dos Bombeiros.
Contamos ainda com o decisivo apoio do Sicon, por seu presidente Rubens Moscatelli, do Seabens, na pessoa do presidente Horácio Prol Medeiros e do presidente do 2º Conseg, José Rodrigues Liberado.
Os participantes receberão certificados em data a ser definida. “Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento da categoria. Isso nos estimula a fazer ainda mais”, disse o presidente do sindicato, José Maria Félix.

Instalações Elétricas com professores e certificado do Senai

Já no dia 8 de abril, teremos o curso de Instalações Elétricas, que ocorrerá nas dependências do Sindicato da Construção Civil, na Rua Júlio Conceição, nº 102, Vila Mathias.
O curso será aplicado nos seguintes períodos:

De segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia, ou das 15 às 18 horas.
Quem não puder frequentar as aulas nestes dias, pode optar pelo curso de sábado, das 8 às 17 horas, com intervalo para refeição.
O curso é gratuito para empregados em edifícios.
No final, haverá certificado fornecido pelo Senai. Está aí mais uma grande oportunidade de aprimorar seus conhecimentos profissionais.
Já completamos a primeira turma.
Porém, teremos em breve um novo curso e daremos mais informações quando as inscrições estiverem abertas.

Na direção certa

A sociedade brasileira passa por grandes transformações.
Os sindicatos, como parte importante na vida social do País, também não podem ficar à reboque dessas mudanças. É claro que a principal função de uma entidade de classe é resguardar os direitos de seus
representados, principalmente quanto às reivindicações salariais e observações de sua dignidade no posto de trabalho.
Mas, vamos além. A ideia do sindicato de realizar cursos de aperfeiçoamento não é nova.
Ao logno dos anos, fizemos isso com grande aceitação da categoria. Nós entendemos que a entidade deve e precisa estar sintonizada com a qualificação da mão de obra. Em praticamente todo o ano passado, realizamos cursos e palestras para os companheiros.

Agora, damos sequência a este projeto, com o Curso de Segurança em Portarias de Condomínios ao lado de parceiros como a Polícia Militar, Sicon e Seabens.
Também começaremos em abril o Curso de Instalações Elétricas por meio de uma parceria com os companheiros da Construção Civil.
Sabemos da aceitação da categoria, pois todos os eventos que organizamos contam com um grande número
de participantes. Isso quer dizer que nossos trabalhadores estão conscientes da necessidade de aprender e se desenvolver profissionalmente.
Esperamos sempre este retorno, o que nos faz apostar em novos cursos e palestras.
Um outro assunto que merece destaque nas páginas desta Folha Sindical é a dengue. A situação é perigosa, pois Santos está vivendo uma epidemia.
Trata-se de uma doença grave, que inclusive tem provocado vítimas fatais: uma delas é a filha
de um companheiro empregado em edifício que acabou falecendo por dengue hemorrágica. Vamos fazer a nossa parte, porque integramos a sociedade. Cabe a cada um dos companheiros, em suas casas ou nos locais de trabalho, atenção máxima para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypt.
Na página 4, damos algumas dicas para combater esta praga.
Boa sorte a todos.

Já está em pleno funcionamento a Lan House do sindicato. Com dois computadores, o espaço permite que associados e seus dependentes utilizem os equipamentos para trabalhos ou consultas na internet.
Os computadores foram cedidos pela Fethesp e estão disponíveis na sede. Para utilizar, consulte a secretaria.

Dengue. É preciso ficar alerta

A dengue voltou com força para a nossa região. Já estamos com um quadro de epidemia e todas as medidas para conter o avanço da doença devem ser tomadas.
Nosso sindicato sempre fez parte das campanhas para eliminar o mosquito transmissor, orientando a categoria sobre os cuidados específicos.
Em março, por exemplo, tivemos uma morte em Santos causada pela dengue hemorrágica. E a vítima, uma adolescente, é filha de um companheiro trabalhador em edifício.
As chuvas que são frequentes nesta época trazem problemas, se houver acúmulo de líquido em pneus, vasos de plantas, calhas e outros locais que facilitem a proliferação do mosquito transmissor. Vamos fazer a nossa parte

Benefício pago aos segurados empregados e aos trabalhadores avulsos com salário mensal de até R$ 971,78, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos de idade ou inválidos de qualquer idade.
São equiparados aos filhos os enteados e os tutelados, estes desde que não possuam bens suficientes para o próprio sustento.
Neste caso, a dependência econômica de ambos deve ser comprovada.
Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição.
De acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF nº 15, de 10 de janeiro de 2013, o valor do saláriofamília será de R$ 33,16, por filho de até 14 anos incompletos ou inválido, para quem ganhar até R$ 646,55.

Para o trabalhador que receber de R$ 646,55 até R$ 971,78, o valor do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade será de R$ 23,36.

Fonte: Ministério da Previdência Social

No dia 27 de fevereiro, sindicalistas ligados ao Grupo de Trabalho do Conselho Sindical da Baixada Santista se reuniram em nossa sede para debater temas de importância de todos os trabalhadores da região, como unificação de lutas e fortalecimentoda representatividade. O encontro contou com a presença da gerente regional do Trabalho e Emprego na região, Rosângela Mendes Ribeiro Silva

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas;