AUMENTO SERÁ DE 6%
Clique aqui e saiba mais

ANO IV - Nº. 39
outubro/novembro -2004

Categoria discute aumento de salário e da cesta básica

A Unidade Sindical, que agrupa os cinco sindicatos da nossa região, instaurou dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, 2ª Região, em São Paulo. A medida é uma garantia de que nossos direitos sejam respeitados. Mas, no início de novembro, haverá uma audiência de conciliação, marcada pela Justiça, para um possível acordo sobre nosso aumento salarial. A categoria está reivindicando 12%. Os patrões oferecem apenas 4,54%.

Ponto de vista do presidente

Em busca do aumento salarial

Companheiros, estamos mais uma vez negociando nosso aumento salarial. Como todos
sabem, não é tarefa das mais fáceis. Nossa reivindicação é por um aumento de 12% no piso
salarial e na cesta básica. É um índice que nós, da Unidade Sindical, consideramos
justo em função dos recentes reajustes de preços de vários i t e n s , principalmente
nos alimentos. Portanto, o pedido está dentro da realidade. O Sicon, que representa os síndicos, está oferecendo apenas 4,54%, o que consideramos insuficientes para atender as
nossas necessidades.
Para garantir nossos direitos, instauramos dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho
(TRT), 2ª Região, em São Paulo.
E teremos no início de novembro uma audiência de conciliação com os patrões na sede do tribunal.
Isto não é confronto, até porque atitudes radicais não fazem parte da tradição dos empregados em edifícios. Mas, ao mesmo tempo, não nos falta disposição para a luta em busca de uma melhor qualidade de vida. Foi assim que conseguimos construir um sindicato forte e respeitado junto à sociedade.
Um outro assunto muito importante que estamos abordando neste número do nosso jornal refere-se às empresas terceirizadas que atuam na área de condomínios.
Agora, temos a p a r t i c i p a ç ã o efetiva das administradoras que se p r o p u s e r a m
também a combater o problema.
Ou seja, e s t a m o s conquistando mais aliados nesta difícil batalha. E o assunto estará em praticamente todas as edições do Folha Sindical.
Esperamos que os companheiros também contribuam para eliminar esta ameaça aos nossos postos de trabalho. Conversem com os síndicos e condôminos sobre os riscos de terceirizar serviços na área de edifícios. Além de ilegal, os próprios moradores podem sair perdendo porque terão de pagar em dobro aquilo que já recolheram mensalmente.
A tarefa é árdua e exige vigilância a todo o momento. Não ficaremos calados ou imobilizados.
Enquanto tivermos espaço, estaremos sempre denunciando.

Mensalidade em dia é sindicato forte

Companheiros, deixar a mensalidade em dia é um dever de cada associado do Sindicato. É com ele que conseguimos manter a nossa estrutura, com funcionários, barbeiro de graça, salão de festas, médico, dentista, advogado e tantos outros benefícios.
“Sem isso, fica difícil assegurar conquistas fundamentais para o bem-estar dos empregados em edifícios e de seus dependentes”, diz o tesoureiro-geral do Sindicato, José Maria Felix.
“Sempre é bom lembrar que, para quem está em dia, sorteamos excelentes prêmios no final do ano”.
E se os companheiros ou companheiras estão muito tempo sem pagar, procure a diretoria para renegociar suas dívidas. O importante é não ficar desprotegido, sem qualquer cobertura, seja trabalhista ou de saúde.

Curso de Segurança, em novembro

Não esqueça: no dia 23 de novembro, às 18 horas, estaremos fazendo mais um curso de Segurança em Condomínios, com palestras da Polícia Militar.
Desde 2000, o Sindicato vem fazendo estes eventos reforçando o qualificação da categoria
e dando maior segurança aos condôminos. Portanto, não perca mais esta iniciativa do seu sindicato.

PROTÉTICO
Para melhorar ainda mais o nosso atendimento aos associados e seus dependentes, firmamos
convênio com um protético, cujo encaminhamento só pode ser feito pelo Departamento de
Odontolotia, a cargo da dentista do Sindicato, a doutora Luci.

ÓTICA
O Sindicato também firmou convênio com a Ótica Dinóptica. Após a consulta no oculista, passe no Sindicato para retirar o panfleto que dará descontos especiais. A Dinóptica fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 335-A e na Rua Riachuelo, 51.

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CIC, RG, duas fotos (3x4) e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.

DATA-BASE

TRT marca audiência de conciliação

O Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região, em São Paulo, marcou audiência de conciliação entre o nosso sindicato e o sindicato patronal (Sicon). Será no dia 4 de novembro, às 13h30. Há a possibilidade de acordo dependendo da disposição dos patrões em definir logo esta situação, até para que não se arraste por mais tempo.
De qualquer forma, os cinco sindicatos que integram a Unidade Sindical já haviam tomado
uma atitude para garantir a database.
Através da Fecoesp, no dia 30 de setembro conseguimos a instauração de dissídio coletivo,
de forma preventiva no TRT, referente a cláusulas econômicas com um índice de 12% para aumento de salário, piso salarial e cesta básica. O Sicon, por sua vez, está oferecendo apenas
4,54%, o que a Unidade Sindical considera extremamente baixo para as necessidades da categoria.
Os 12% referem-se à reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses e perdas do
período, além de aumento real.
Trata-se de uma questão de justiça e plenamente condizente com a realidade, entende a Unidade.
“Por outro lado, para nós é interessante a antecipação de 5% que em conjunto com o
Seabens está sendo sugerido às administradoras”, afirma o presidente Pedro Francisco de
Sirqueira.
“Como entramos com a instauração do dissídio, é sempre uma esperança de haver um acordo
com o Sicon, mesmo na audiência de conciliação. A reivindicação é pelos 12%, mas, caso haja
resistência do Sicon, teremos que ir para julgamento”.
Não é uma situação nova. Em outras épocas também já tivemos negociações complicadas,
que levaram quase um ano para serem resolvidas. Não é o que queremos, até porque precisamos do reajuste salarial em face do aumento de vários itens da cesta básica.
Uma boa notícia é que assinamos acordo com o Sindicato das Administradoras. Os funcionários vinculados a estas empresas terão aumento de 6,67% no salário e na cesta básica. Trata-se da aplicação do IPC/Fipe registrado nos últimos 12 meses, fechando no início de outubro.

Barraca de praia, o nosso lazer nos fins de semana

Fizemos um convênio com a Contabilidade Cardoso, para que os funcionários desta firma
também frequentem a nossa barraca de praia, em frente à Igreja do Embaré.
Como todos sabem, manter este espaço na praia dá despesas e o sindicato sabe que é
importante deixá-la funcionando.
Porém, é preciso que os companheiros utilizem mais a barraca.
Apenas desta forma, vamos poder continuar com esta área de lazer para nossa categoria.

Cresce luta contra invasão das terceirizadas

Estamos reforçando a luta contra as empresas terceirizadoras de mão-de-obra na área de condomínios.
Em agosto passado, nos reunimos com o presidente do Sindicato das Administradoras (Seabens), Agnaldo Marsaiolli, para discutir formas de se diminuir a entrada destas firmas em
nossos postos de trabalho, fato tido como ilegal conforme a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (veja quadro ao lado). Foi analisado que, onde há terceirizadoras, o prejuízo não fica somente para os empregados em edifícios, mas também para o síndico e os próprios
condôminos. “Ficou decidido que as administradoras vão se empenhar na eliminação das firmas que terceirizam serviços nos prédios. É bom lembrar que o Sindicato dos Condomínios
(Sicon) já vem fazendo este trabalho”, diz o presidente do nosso sindicato, Pedro Francisco de Sirqueira.
Em nossa avaliação, o síndico, muitas vezes iludido, contrata empresas que terceirizam a mão-deobra imaginando que isto irá reduzir custos. Ao contrário, é exatamente neste ponto que começam as dores de cabeça. O síndico pode pensar que não terá despesa extra com
direitos trabalhistas. Mas é preciso uma análise com mais cautela: as terceirizadas vão querer ter lucro e cobrarão um valor X dos condomínios.
Agora, como elas vão pagar os direitos trabalhistas e conseguir ter uma boa lucratividade? É simples: não recolhendo aquilo que é de direito dos funcionários.
Mas, na Justiça, tanto a terceirizada quanto o condomínio terão que responder por isso.
O condomínio por ser responsável solidário no contrato.
Será que isso é um ganho para os moradores de edifício? É claro que não.
Na verdade, os moradores terão que pagar em dobro aquilo que imaginavam estar economizando.

Aposentado, sua participação é importante

Para reforçar a participação dos aposentados no sindicato, realizamos mais uma reunião com a categoria que contou com a presença do presidente da Federação Nacional
dos Aposentados e da Atmas, Antônio Carlos Domingos Costa.
Ele abordou vários assuntos, como os índices de reajuste de correções a partir de 1976. Segundo explicou, muitas pessoas têm direito ao benefício só que acabam não buscando o que lhes pertence por desinformação. A Justiça, disse, é um dos caminhos mais certos para conseguir o reajuste das correções.
“Os aposentados fizeram muito pela nossa entidade e ajudou a fortalecer a categoria. Merecem e têm todo o respeito dos demais empregados em edifícios”, diz o presidente do nosso sindicato, Pedro Francisco de Sirqueira.
Fique atento aos chamados do Sindicato. Enquanto você fica por dentro das novidades, aproveita para tirar dúvidas, matar saudades e saborear um delicioso churrasco.

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas.;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);

Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas;

Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários, horas extras e demais direitos estão corretos. Este setor, ainda, toma providências quando for confirmado prejuízo para o trabalhador. Também calcula os valores do 13º, das férias, dos recebimentos dos direitos em caso de dispensa, inclusive o FGTS;

Veículo: para transportar você e seus dependentes, na ida para hospitais e após alta médica quando houver empecilho de se locomover. É preciso ligar para o sindicato;

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.

Edições Anteriores

Abril/Maio-2004