ANO V - Nº. 54
Agosto/Setembro - 2008

Ponto de Vista do Presidente

A importância do sindicato
Construir um sindicato, mantêlo e garantir sua sobrevivência são coisas muito sérias. Felizmente, boa parte dos trabalhadores em edifícios sabe disso, porque a própria s o b r e v i v ê n c i a profissional da categoria depende de uma entidade forte, que lhe assegure benefícios e lute por seus direitos. Mas, como sempre, existem as exceções.
Manter a mensalidade em dia é uma obrigação do associado. Sim, pois é somente desta forma que a diretoria consegue administrar o órgão da classe.
Se um sindicato não é importante, por que há alguns setores políticos, principalmente ligados às entidades patronais, querendo reduzir ou acabar de vez com a representação dos trabalhadores?

Não podemos entrar nesta armadilha.Destruir as estruturas sindicais significa deixar a classa trabalhadora à mercê da “boa vontade” dos poderosos.
Será que isso é interessante? Pode até ser, mas para quem? Fica a pergunta no ar. Somos simples trabalhadores sim, porém não passaremos recibo de malinformados, ingênuos e manipuláveis. Vamos pensar sobre este assunto. Estamos às vésperas de mais uma eleição
municipal. Nosso sindicato, com a independência que lhe garante respeito, faz um alerta à categoria no sentido de comparecer ao processo eleitoral e votar consciente. Por mais que reclamemos da política e dos políticos, é necessário ficar atentos e escolher corretamente. Afinal, estaremos elegendo aqueles que vão exercer o poder por quatro anos em nossa cidade. Como cidadãos, cumpridores do dever, vamos indicar, nas urnas, os homens ou mulheres que mais têm condições de trabalhar pelo desenvolvimento social e econômico do Município. Para encerrar, vale lembrar que a barraca de praia está à disposição dos companheiros e companheiras.

SEM CARÊNCIA
Sindicato: até o final do ano, novos sócios
estão isentos da carência de três meses

Sindicato faz promoção para novos associados

Uma promoção da diretoria do sindicato vai ampliar o quadro social, beneficiar os trabalhadores da categoria que ainda não são associados e garantir mais força para nossa entidade.
Até o final deste ano, quem entrar de sócio no sindicato estará isento da carência de três meses. Na prática, isto significa que o novo sócio já poderá usufruir de todos os benefícios que o sindicato oferece, entre eles médico, dentista, orientação trabalhista e convênios com diversas empresas.
Segundo o presidente do nosso sindicato, Pedro Francisco de Sirqueira, a medida contribuirá
decisivamente para fortalecer a categoria.
“Entendo que a iniciativa conta com o apoio de todos os companheiros e companheiras. Uma entidade sindical só mostra sua força nas reivindicações quando tem um bom quadro associativo e conta com o apoio e participação de seus representados”.
A medida se soma ao projeto da diretoria de ampliar o número de sócios.
Tanto que mantém um representante percorrendo os prédios para ressaltar a importância do sindicato em vários aspectos da rotina do trabalhador. Nessa tarefa, ele também facilita o processo de inscrição.
“Aqueles que já são associados devem convidar um companheiro ou companheira de trabalho que ainda não pertence aos nossos quadros para ampliar a entidade. Todos saem ganhando com essa nova decisão”.
Para se tornar sócio, o interessado deve trazer ao sindicato os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento (se casado) e certidão de nascimento de filhos menores de dezoito anos.
Sócios em débito
Já em relação aos associados que estão em débito, estes serão isentados no caso de dívida com a mensalidade de até seis meses.
Portanto, os sócios em débito que começarem a pagar já este mês estarão isentos da carência. Mas, não esqueça: esta promoção é só até o final do ano

TOQUES

A ATS não pertence ao sindicato
A diretoria informa que a ATS, situada no segundo andar de nossa sede, não pertence ao sindicato. O local é apenas cedido para facilitar a referência. Isto porque muita gente acha que o serviço executado no local seja de responsabilidade do sindicato, mas não é.

Todo apoio aos aposentados

Os empregados em edifícios aposentados realizaram mais uma reunião em nosso sindicato, em julho. Entre outros assuntos, discutiram questões referentes à categoria e ao atual quadro profissional em nossa área. Por sua vez, a diretoria sempre estará ao lado dos aposentados, gente que dedicou boa parte de sua vida ao trabalho diário e ao engrandecimento dos trabalhadores em condomínios.

Novos planos de saúde

A diretoria está ampliando o atendimento na área de planos de saúde. Firmamos parceria com a Sanap, uma corretora que trabalha com os planos de saúde da Avimed e Plano do Hospital Ana Costa. Os associados que ainda não possuem uma cobertura em saúde podem obter mais informações sobre esses planos. Procure o sindicato.

Aposentadoria: agilize documentos

Os companheiros e companheiras que desejarem solicitar o cálculo da contagem de tempo para aposentadoria devem trazer os Aposentadoria: agilize documentos documentos necessários já autenticados, como CPF, RG e comprovante de residência. Assim, será possível agilizar as solicitações

ALERTA
Oos companheiros que atuam em portarias devem ficar
atentos quanto à rotina em seu posto de trabalho.
Veja porque é importante fazer o Curso de
Segurança em Portarias de Condomínios.

Em outubro próximo, o sindicato realizará mais um curso de Segurança em Portaria de Condomínios, em parceria com a Polícia Militar. Como sempre acontece, o evento tem bastante procura porque também tem o mérito de qualificar o trabalhador em edifício. Fique atento e aproveite mais esta oportunidade de reforçar seu currículo.
As datas são as seguintes: Dia 23/10 (quinta-feira) - horário: das 18 às 21 horas.
Dia 24/10 (sexta-feira) - horário: das 15 às 18 horas.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no sindicato mediante a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis (menos sal e açúcar).

FIQUE LIGADO

Confira os benefícios para associados e dependentes

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8 horas, e sextas, às 14 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);
Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas - a partir das 15 horas;
Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários e horas extras estão corretos. Pela manhã;

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.
Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio sindicato por um profissional especializado.
Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.

Doutor Maurício Sabbatino de Carvalho
é o novo médico do Sindicato.

Sindicato tem novo médico

O doutor Maurício Sabbatino de Carvalho é o novo médico do Sindicato. Trata-se de um profissional experiente contratado em substituição ao dr. Fábio, que se desligou de nossa entidade. O dr. Maurício manterá a mesma rotina de atendimentos. A única alteração, porém, é em relação aos dias de consultas. Agora, passarão a ser às quartas e quintas-feiras, das 8 às 9 horas.

Barraca de praia: lazer na medida certa

É sempre bom lembrar: a barraca de praia está lá, armada em frente à Igreja do Embaré. Utilize este espaço onde você poderá encontrar os colegas de trabalho para colocar o papo em dia enquanto relaxa da rotina diária. Aos finais de semana e feriados, aproveite o sol e o banho de mar.

Qualificação do trabalhador:
aulas de informática.

Preocupado em proporcionar a especialização aos empregados em edifícios e seus dependentes, o Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos firmou convênio com a Compuway - Formação Profissional, uma escola altamente especializada, voltada a várias áreas da informática. Em agosto, a Compuway estará oferecendo à categoria (inclusive dependentes) 70% de desconto em qualquer um dos cursos de capacitação profissional.

Os cursos são: Windows, Office, Web Design, Design Gráfico, Manutenção e Montagem de Micros e Publicidade e Propaganda.
A escola fica na Av. Floriano Peixoto, 50, 1º andar, no Gonzaga.
Havendo interesse, o sócio ou dependente deverá comparecer ao Sindicato para que possamos fazer o encaminhamento.
Para mais informações procure a secretaria do nosso sindicato (Rua Júlio Conceição, 238, telefone 3234-1706).

Confira os convênios firmados pelo Sindicato, que oferecem descontos especiais.

NÃO ESQUEÇA

: : SALÃO DE FESTAS : :

Pessoal, o Salão de Festas só pode ser requisitado para os associados e seus dependentes (esposa e filhos até 18 anos). O problema é que tem gente que ainda insiste em requisitá-lo, repassando-o para terceiros, sob o argumento de dar de presente a um parente. A ocorrência implica em exclusão do quadro social. Afinal, trata-se de um dos nossos mais importantes patrimônios. Contamos com a compreensão dos companheiros nesse sentido. Todo o associado é também um guardião do patrimônio do Sindicato. Vamos colaborar!

MENSALIDADE EM DIA

Mantenha sempre em dia o pagamento da mensalidade. Com isso, teremos condições de garantir e até ampliar as conquistas e benefícios. Lembre-se que seu sindicato já possui uma enorme rede de atendimento, com médico, dentista, advogado, oculista, departamento de aposentados, salão de festas, exames laboratoriais, corte gratuito de cabelo e muitas outras coisas.Todos esses benefícios são também para a esposa e filhos (até 18 anos completos).

CATEGORIA FORTE

Campanha salarial está em andamento

Estamos em campanha salarial e na assembléia para revindicação foi aprovada proposta de 15% de aumento no piso salarial e de 20% na cesta básica. São índices que serão negociados com o sindicato patronal. Vale lembrar que o que está em negociação são as cláusulas econômicas, já que as sociais estarão em vigor até outubro de 2009

LAZER e CULTURA

Sindicato agiliza carteirinhas do Sesc

A secretaria do sindicato está enviando ao Sesc os dados dos associados para que seja emitida a carteirinha de sócio da entidade. O benefício é para os companheiros e companheiras e seus dependentes. No dia 1º de outubro, das 14 às 18 horas, haverá no sindicato um plantão de informações sobre as atividades do Sesc.

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 15,00. Informe-se no Sindicato.

Sindicato celebra novos convênios e amplia rede de benefícios
Clique aqui e confira

:: Edições Anteriores ::