ANO V - Nº. 57
Julho/Agosto 2009

Ponto de Vista do Presidente

Terceirizadas: não daremos trégua

Um assunto que sempre fazemos questão de não deixar cair no esquecimento é a nossa luta luta contra as empresas terceirizadas, particularmente aquelas que e n t r a m ilegalmente no setor de condomínios.
Apesar de tais f i r m a s continuarem abusando da ordem jurídica do País, já tivemos ganhos:
o Ministério do Trabalho, através da sub-delegacia da
Baixada Santista, está do nosso lado.
É uma força considerável, mas não devemos baixar a guarda. De nossa parte, continuaremos a combater aventureiros que exploram trabalhadores com baixos salários e sem oferecer direitos.
Não estamos aqui querendo fechar campos de trabalho. Pelo contrário, quanto mais ampla for a oferta de vagas, melhor.
Agora, tolelar desrespeito, jamais.

Vale lembrar que teremos, ainda neste ano, um novo órgão em nível nacional: a Confederação dos Trabalhadores em Edifícios. Sem dúvida, será uma importante alavanca para as conquistas profissionais. E, neste caso, também no que se refere ao enfrentamento
das terceirizadas ou falsas cooperativas em nosso campo.
Além das informações que temos, é sempre bom que os próprios trabalhadores da categoria fiquem atentos e denunciem, ao sindicato, as terceirizadas ilegais e as coopergatos. Juntos,
somaremos esforços para defender o que é nosso por direito.
Neste número da Folha Sindical, estamos abordando um assunto que igualmente merece a devida atenção de todos os companheiros e companheiras: a qualificação profissional.
Nos dias de hoje, garantir a qualificação é saber preservar o emprego ou estar preparado para novas oportunidades.
O sindicato faz sua parte, oferecendo cursos de a p e r f e i ç o a m e n t o .
Precisamos, agora, contar com o apoio e participação da nossa categoria. O recado é este.

Qualificação, a ajuda ao trabalhador

Novos cursos de apefeiçoamento

Quando o assunto é trabalhador, uma das principais discussões no Brasil, hoje, diz respeito à qualificação profissional. Com novas tecnologias e as rápidas mudanças no mercado de trabalho, nunca foi tão importante estar atualizado. O sindicato sabe disso e procura contribuir para a especialização do trabalhador em edifício

Além do curso de Segurança em Portaria de Condomínios, o Sindicato promoveu o mini-curso
sobre Noções Básicas de Instalações Hidráulicas (foto), que esteve a cargo do instrutor técnico José Marcelo Rodrigues.
Em parceria com a empresa Tigre S/A e a H.Quintas Materiais para Construções S/A, o evento foi realizado entre os dias 7, 8 e 9 de julho, com duas turmas, com o objetivo de aprimorar conhecimentos específicos dos trabalhadores em edifícios.
Já no dia 30 julho, haverá a Palestra Uso Racional e Pesquisa de Vazamento com Apresentação de Chip, promovido em conjunto com a Sabesp.
O evento será das 9 às 11h30 ou das 15 às 17h30, em nossa sede social, à Rua Júlio Conceição, 238.
A palestra estará a cargo dos funcionários da Sabesp: Luiz Fernando Afonso Barreiros (técnico
de Serviços Administrativos) e João Batista Marques (analista de Relações com Clientes). Ao final, haverá entrega de certificado. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas mediante a entrega de 2 quilos de alimentos não perecíveis de sua
escolha, com exceção de açúcar, sal e farinha.

FIQUE LIGADO

Novos telefones do sindicato
Confira e marque em sua agenda: 3234-1706, 3232-7560, 3234-7196, 3232-1232 e fax 3327-8668

Funcionários sem registro:
vamos denunciar

A diretoria do sindicato vem recebendo denúncias de que alguns edifícios e condomínios estão contratando funcionários sem que os mesmos sejam registrados, o que é ilegal. Os companheiros que souberem de contratações sem registro, sejam de terceirizadas ou não, devem comunicar o sindicato.

A barraca de praia voltou, sob nova direção e melhor

Nossa barraca de praia está armada no mesmo lugar de sempre, em frente à Igreja do Embaré. Os companheiros e companheiras, bem como seus dependentes, podem aproveitar este espaço proporcionado pelo Sindicato num dos melhores pontos da praia de Santos. Portanto, aos sábados, domingos e feriados, vá até a barraca e aproveite seu dia de lazer.

Carteira de Trabalho: documento precioso

Um dos bens mais preciosos de qualquer pessoa, a Carteira de Trabalho é sinônimo de dignidade e respeito.

A Carteira de Trabalho é um direito de todo o trabalhador brasileiro e deve sempre ser assinada.Não importa o sistema de trabalho: empreita, contrato por safra, mensalista ou diária.
Por lei, o patrão tem que devolver a carteira ao trabalhador, assinada, em um prazo máximo de 48 horas. Não pode, em hipótese alguma, reter a carteira de trabalho. Se o trabalhador tiver filhos de até 14 anos, ele também tem direito ao Salário-Família.
Para isso, ele deve entregar ao patrão cópia da Certidão de Nascimento e Carteira de Vacinação do(s) filho(s). Quando a anotação na Carteira de Trabalho é efetuada muito tempo depois do início da prestação laboral, não refletindo a exata data em que o contrato de trabalho efetivamente iniciou, o trabalhador tem sonegados diversos direitos no que tange o período de informalidade, dentre eles a contagem do tempo de serviço para todos os fins, inclusive para percepção do seguro-desemprego, segundo a auditora fiscal Kênia Propodoski, em questão formulada pela ONG Repórter Brasil.

Uniforme, um direito do funcionário

Os trabalhadores em edifícios devem ficar atentos ao seus direitos. Entre eles, está o de obrigatoriedade de fornecimento de uniforme pelo condomínio, como determina cláusula da nossa convenção coletiva.

Confira os benefícios para associados e dependentes

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais: terças-feiras, às 8:00 às 9:00 horas, e sextas, às 14:00 às 15:00 horas;
Clínico geral: também para você e seus dependentes, às quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.

Plano de saúde e mensalidade do sindicato

Os companheiros que possuem o plano de saúde mas deixam de pagar a mensalidade do sindicato podem ficar sem o convênio médico. A diretoria informa que, uma vez constatada a falta de pagamento da mensalidade social, o associado é desligado do plano de saúde. Para evitar transtornos dessa natureza, o associado em débito deve procurar a secretaria do sindicato para regularizar sua situação.

Saiba mais sobre sua aposentadoria

A advogada previdenciarista Karla Duarte de Carvalho Pazetti, do Escritório Cavallini Advocacia, fala sobre outras questões que envolvem a aposentadoria. Fique atento!

Folha Sindical: Quando eu tiver condições de me aposentar, quanto será o valor da minha aposentadoria (em porcentagem sobre o salário)?

Karla Duarte: O valor do benefício vai sempre depender dos salários-decontribuição que correspondem, via de regra, ao valor da remuneração do trabalhador. O valor do benefício era feito pela média das últimas 36 contribuições, devidamente corrigidas. Com a mudança da lei, passou a corresponder a média dos 80% maiores salários-de-contribuição de período contributivo a partir de julho/94 multiplicado pelo fator previdenciário para aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, o valor será de 100% do salário-de-benefício. Para a aposentadoria por idade, o valor será de 70% do salário-de-benefício, mais 1% a cada 12 contribuições mensais até o máximo de 100%. Para esta modalidade, exige-se 65 anos de idade, se homem e 60, se mulher e, no mínimo, 180 contribuições.

Folha Sindical: Qual tempo leva entre o pedido de aposentadoria e a concessão do benefício?

Karla Duarte: Pela lei, o INSS tem 30 dias para responder e no máximo 45 dias para efetuar o primeiro pagamento. Na prática, infelizmente, devido à grande demanda junto às agências, não é o que acontece: os pedidos de aposentadoria demoram de 3 a 6 meses para serem concedidos. Vale lembrar que o INSS utiliza-se das informações constantes do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) para obter os dados do segurado, tais como filiação, relação de emprego, tempo e salários-de-contribuição. Todavia, o INSS pode exigir outros documentos comprobatórios em caso de dados divergentes.

A advogada previdenciarista Karla Duarte de Carvalho Pazetti,
do Escritório Cavallini Advocacia, esclarece questões sobre aposentadoria.
O escritório mantém convênio com o nosso sindicato.

Exames laboratoriais:
benefício que a mensalidade garante

Manter a mensalidade do sindicato em dia garante ao associado, e seus dependentes, vários benefícios. Os exames laboratoriais, por exemplo. Com apenas R$ 20,00 pagos mensalmente, o associado pode fazer os exames solicitados pelo médico. Às sextas-feiras, um técnico do Instituto Céllula Mater vem à sede para fazer a coleta. Para se ter uma ideia, em alguns casos,
feitos em laboratório particular, a pessoa terá que desembolsar mais de R$ 400,00, o que compromete qualquer orçamento pessoal.

Trabalhadores em edifícios passam ter uma confederação

Os trabalhadores em edifícios estarão mais fortes ainda neste ano. Isso porque foi aprovada, em junho, a criação de uma confederação nacional para empregados do setor. Com a decisão, as entidades que congregam empregados em condomínios deixam de fazer parte da Contratuh. “Para nós é uma honra termos uma confederação, porque amplia a representatividade da categoria em todo o País”, diz o presidente do nosso sindicato, Pedro Francisco de Sirqueira. A criação da entidade é no final de julho, em Ribeirão Preto.

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CPF, RG e pagar a mensalidade de R$ 20,00.Informe-se no Sindicato.