Siga nas redes sociais  
 









ANO V - Nº. 48
Janeiro/Fevereiro - 2007

Ponto de Vista do Presidente


Novos rumos e mais participação

Tivemos no ano passado um ano histórico, marcado por eleições e grande participação da categoria. A partir de 2007, novos rumos nos esperam na tarefa de manter uma boa qualidade de vida dos trabalhadores em edifícios, por meio dos benefícios que implantamos ao longo dos anos e aqueles que
p l a n e j a m o s introduzir no sindicato. Mas, fundamentalmente, esperamos contar com a colaboração da categoria em todas as áreas de nossa atuação. Isto é democracia participativa. É com ela que construiremos um presente estável e um futuro confiável.

São muitas as lutas que temos pela frente. Alguns desses desafios não são novos, mas exigem comunhão de forças e objetivos definidos.
Seguiremos na trilha que vem marcando a trajetório deste sindicato nas últimas décadas, que é a de fortalecer a retaguarda social dos nossos trabalhadores em termos de benefícios e serviços, bem como buscar melhores condições de salário , além, é claro, de estar vigilantes às ameaças ao campo de trabalho da categoria.
Uma das grandes novidades na qual esta diretoria está empenhada diz respeito à formação profissional. Cursos de segurança em portarias e de disciplinas em condomínios foram algumas das atividades que tiveram uma grande aceitação, com as dependências do sindicato sempre lotadas.
Agora, a diretoria está trabalhando para trazer ao sindicato um curso de i n f o r m á t i c a
destinado aos a s s o c i a d o s .
C e r t a m e n t e , assim como os outros eventos que implantamos, este despertará um enorme interesse, até porque ele visa dar ao trabalhador em edifício uma especialização
sintonizada com os novos tempos (veja mais detalhes nesta edição).
Para finalizar, este número da Folha Sindical traz uma homenagem ao companheiro Onésio Bone, que faleceu em dezembro do ano passado.
Mesmo aposentado, ele não deixou de participar de inúmeras atividades no sindicato. Inclusive, atuando como nosso representante na União dos Aposentados da Baixada Santista. Sua partida deixa um vácuo em nossa entidade. Porém, sabemos que a história que ele construiu e sua trajetória de vida serão sempre lembradas por toda a categoria.


Assédio moral: vamos denunciar este abuso

Assunto dos mais importantes hoje em dia, o assédio moral - aquela prática que muitos chefes ou patrões usam para menosprezar o funcionário - está constantemente na imprensa,
seja nos jornais, na TV ou no rádio. A Folha Sindical também não deixa o assunto morrer e
estaremos, quando possível, abordando o assunto em nossas páginas. Se você está sendo alvo desse tipo de abuso, fique atento às dicas: é importante se documentar do fato, reunindo
provas das humilhações sofridas. Procure anotar o máximo de detalhes: hora, dia, mês, local e o nome do agressor. Busque testemunhas das palavras ofensivas ou gestos que ele venha a digirir contra você. Quando já estiver bem documentado, procure o sindicato. Vamos tomar as providências que a situação exige. Hoje, o assédio moral já está sendo considerado acidente de trabalho. Portanto, é bom se prevenir.

Onésio Bone, um exemplo de luta e participação

Onésio Bone foi uma pessoa importante para a categoria.
Funcionário de edifício aposentado, ele esteve presente em vários momentos decisivos de nossa luta.
Simpático, atencisoso e sempre disposto a assumir tarefas, Bone representou o sindicato junto a entidades representativas de aposentados.
Seu falecimento, em dezembro do ano passado, deixa uma enorme perda.
Porém, fica seu exemplo de caráter e participação.

APOSENTADOS NA ATIVA

Tribunal reconhece direito aos 40% do FGTS
Aposentado demitido tem direito à multa de 40%

Os aposentados que continuavam trabalhando, mas foram demitidos, têm direito de receber os 40% da multa sobre o FGTS. A decisão, tomada pelo Supremo Tribunal Federal e adotada pelo Tribunal Superior do Trabalho, vale pelos últimos dois anos. A medida é uma vitória dos trabalhadores, principalmente aqueles que já estavam aposentados e seguiam na ativa.

Uma vitória dos trabalhadores, especialmente para os aposentados. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional um item da CLT que declarava que a aposentadoria voluntária determinava a extinção do contrato de trabalho dos empregados. Ou seja, se o aposentado que ainda está na ativa for demitido, o empregador é obrigado a pagar a multa de 40%.
Poderá reivindicar o benefício o trabalhador aposentado desligado da firma há menos de
dois anos. Estamos atentos a este fato e o advogado do nosso Departamento Jurídico, dr. Bruno, orienta aqueles que se enquadrarem neste caso para procurar o sindicato. Na verdade, em meados do ano passado, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi obrigado a modificar a orientação sobre julgamentos da questão. Até aquela época, o tribunal entendia que quem se aposentava e era demitido só tinha direito a receber a multa sobre o saldo do FGTS entre a data da aposentadoria e a da demissão. A decisão do Supremo, porém, causou a reviravolta nos julgamentos do TST. 7 milhões No Brasil, são 7 milhões de pessoas nesta situação, até porque muita gente continua na ativa devido aos baixos valores pagos quando da aposentadoria. Inclusive entre os empregados em edifícios.
O presidente Pedro Francisco de Sirqueira comemora a decisão da Justiça. “Muita gente que, legalmente, se aposenta continua na ativa para complementar seus ganhos”, diz ele. “O problema é que o aposentado acaba vivendo uma situação desconfortável, porque faz as mesmas coisas que um funcionário regular, porém sem os direitos básicos de um trabalhador”.


QUALIFICAÇÂO
Sindicato implantará curso de informática

O sindicato está programando para realizar, ainda neste ano, um curso de informática destinado aos funcionários em edifícios. Trata-se de uma iniciativa que colocará os trabalhadores da categoria em contato com as novas tecnologias, principalmente no que diz respeito ao dia-a-dia da função. Muitos condomínios que estão sendo construídos introduzem sistemas sofisticados de controle de acesso e alguns complexos residencias também passaram a adotar novos mecanismos em suas entradas. Estamos finalizando alguns detalhes para este curso e assim que houver a definição das datas, vamos comunicar os associados por meio de boletos, panfletos ou em nosso jornal.


Benefícios e serviços, a importância de se garantir uma boa estrutura
Atendimentos: isto é trabalho

 
O número de atendimentos nos serviços prestados pelo sindicato, nas mais diversas áreas, mostra o quanto é importante uma entidade manter uma estrutura que garanta melhores condições de vida aos seus associados. É desta forma, buscando aprimorar os benefícios já existentes, assim como ampliar o rol de conquistas, que contribuímos para o desenvolvimento do empregado em edifício e seus dependentes. “Um sindicato, hoje, precisa estar sintonizado com as necessidades de sua categoria”, diz o presidente Pedro Francisco de Sirqueira.
   
“Uma entidade representativa tem o dever de lutar por salários mais dignos, mas precisa também estar atento às carências em áreas básicas”.
Além de assistência na área jurídica, médica, odontológica e de estética, o sindicato mantém ainda um Departamento de Aposentados, a cargo da diretora Virgínia, que atua junto ao INSS para questões de auxílio-doença e aposentadorias, entre outros.
 
Atendimentos no Sindicato em 2006
Médico: 960
Dentista: 1440
Advogado: 480
Barbeiro: 2400
Exames laboratoriais: 360
Depto. de Aposentados: 1440

Departamento Jurídico tem novo
dia e horário de atendimento

O sindicato está promovendo uma mudança no dia e horário de atendimento de seu Departamento Jurídico. A partir de fevereiro, o dr. Bruno estará atendendo às terças-feiras (pela manhã), como já ocorre, e às sextas-feiras, das 14 às 16 horas. Portanto, o plantão do advogado na quinta-feira deixará de existir. Segundo o dr. Bruno, a medida vai facilitar ainda mais o trabalho no setor. Portanto, fique atento ao novo dia.

Sindicalização e recadastramento.
Vamos fortalecer nosso sindicato

Estamos ampliando a campanha de sindicalização e é fundamental que os empregados já associados também participem, conversando com companheiros que ainda não se filiaram ao nosso sindicato.
“É bom lembrar também que estamos fazendo o recadastramento dos associados.
Procure o sindicato e veja como proceder”, diz o vice-presidente José Maria Félix.
“Vamos nos fortalecer ainda mais”.


Ótica Dinóptica
 
Psicólogo clínico
 
Laboratório Céllula Mater
 
 
Aproveite esta promoção com uma das melhores óticas da região. Após s a consulta no oculista, passe no Sindicato para retirar o panfleto que dará descontos especiais. A Dinóptica fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 335-A e na Rua Riachuelo, 51.
 
Também assinamos onvênio na área de psicologia com o psicólogo clínico Pedro Cardoso, que atende adultos e adolescentes. Os associados e seus dependentes têm desconto de 50% na consulta. A clínica fica na Rua Voluntários Santistas, número 23, no Boqueirão. Telefone 3224-7342.
 
Para qualquer tipo de exame médico. E com uma grande vantagem: o material poderá ser coletado no próprio Sindicato por um profissional especializado. Para os associados, os exames são gratuitos. Rua Carvalho de Mendonça, 247, cj. 54. Fone: 3233-4033

Sindicalize-se

Sindicato forte é categoria forte. Para se tornar associado, basta a Carteira Profissional, CIC, RG, duas fotos (3x4) e pagar a mensalidade de R$ 15,00.Informe-se no Sindicato.


Veja as vantagens de se estar associado ao sindicato

Advogado: para defender seus direitos na Justiça do Trabalho e orientações pessoais, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas;

Dentista: para você e seus dependentes, diariamente das 8 às 10 horas;

Clínico geral: também para você e seus dependentes, às terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas.;

Oculista: para você e seus dependentes (antes, é preciso pegar guia no sindicato);

Departamento de Aposentadoria: cuida de todos os processos de aposentadoria, dos auxílios previdenciários, das perícias e das pensões das viúvas;

Departamento de Orientação Trabalhista: para conferir se os recebimentos de salários, horas extras e demais direitos estão corretos. Este setor, ainda, toma providências quando for confirmado prejuízo para o trabalhador. Também calcula os valores do 13º, das férias, dos recebimentos dos direitos em caso de dispensa, inclusive o FGTS;

Veículo: para transportar você e seus dependentes, na ida para hospitais e após alta médica quando houver empecilho de se locomover. É preciso ligar para o sindicato;

Bolsa de Empregos: estamos reestruturando este setor no sentido de ajudar na recolocação do companheiro que estiver desempregado;

Salão de Festas: para casamentos, aniversários ou batizado dos filhos;

Convênio Médico: o sindicato mantém um convênio médico com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, para assegurar um tratamento ainda melhor aos companheiros e dependentes.

Exames médicos: de qualquer natureza. As coletas são feitas no próprio
sindicato por um profissional especializado.

Prótese e tratamento de canal: convênio facilitou atendimento odontológico.


Edições Anteriores


   
 
Rua Júlio Conceição,238 - Vila Mathias Santos/SP 11015-540
Tel. (13) 3234-1706/3232-7560/3234-7196 e Fax (13) 3327-8668
 
© Copyright 2003 SINDEDIF-Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvido por CSA Design